4ª edição da Semana das Juventudes levou oportunidades e cultura aos jovens da capital

Durante cinco dias, cerca de 10 mil jovens participaram de rodas conversa, oficinas, experimentos virtuais, além de apresentações culturais

Marcando o retorno dos eventos presenciais, a quarta edição da Semana das Juventudes, promovida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Políticas para a Juventude, foi realizada em diversos pontos da capital paulista. A celebração comemorou o Dia Internacional da Juventude (12 de agosto), data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para refletir sobre a inclusão e contribuição dos jovens para a sociedade.

“A Semana foi planejada com o intuito de oportunizar e dar acesso à cultura às juventudes. E foi isso que nós vimos durante os dias de realização, o sorriso no rosto dos jovens foram incríveis, o que mostra que estamos no caminho certo”, destacou o coordenador de Políticas para a Juventude da SMDHC, Ramirez Lopes.

Entre os serviços disponíveis estavam atendimentos de saúde como testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Covid-19, postos de vacinação e também unidades móveis do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) e de Cidadania LGBTI. Além disso, também foi possível fazer inscrição em programas da Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADESAMPA) e apresentação dos FabLabs, laboratórios públicos de fabricação digital.


Com programação diversificada e gratuita, a Semana das Juventudes 2022 teve abertura no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, na zona Leste, com público de duas mil pessoas e a presença de autoridades municipais e estaduais, que acompanharam o lançamento da #AgendaCidadeUNICEF.

“A gente quer trabalhar com a promoção dos direitos humanos. Todo mundo tem o direito de buscar a sua felicidade e a gente tem o dever de oferecer oportunidades para que alcancem essa felicidade”, disse a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Soninha Francine,

O evento também ofereceu atividades no Tendal da Lapa, na zona Oeste, no Centro Cultural Grajaú, na zona Sul, no Centro Cultural São Paulo, na região central e encerramento no sábado (13), com Exposição Juventudes Empreendedoras, oficinas, experimento virtual cênico e foi recheado de apresentações musicais de Tasha & Tracie, que abriram os shows com muita energia e levantaram a galera.

Na sequência, DJ GM tocou os melhores dos bailes de São Paulo. Logo depois, foi a vez de MC Davi contagiar a galera. Rincon Sapiência apresentou seu Mundo Manicongo, com o característico ritmo africano e fechando a Semana das Juventudes, MC Dricka, a “Rainha dos Fluxos”, levou o bailão para a frente do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, na zona norte da capital.

A Semana das Juventudes 2022 teve parcerias com as Secretarias Municipais da Cultura (SMC), Pessoa com Deficiência (SMPED), Inovação e Tecnologia (SMIT), Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), Saúde (SMS), Verde e Meio Ambiente (SVMA), Adesampa e Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura.

Informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação da SMDHC
E-mail: smdhcimprensa@prefeitura.sp.gov.br
Telefone: +55 (11) 2833-4160/4174/4175/4176 ou 4210