Espaço de Cidadania, na Praça Patriarca, atendeu 206 pessoas no primeiro dia do 11º Festival de Direitos Humanos

População pode ter acesso aos serviços gratuitos, todos no mesmo espaço, até quarta-feira (06)

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), promove a 11ª edição do Festival de Direitos Humanos e no primeiro dia 206 pessoas foram atendidas nas unidades móveis reunidas na Praça Patriarca, em frente à sede da Prefeitura, no centro da capital.

O Espaço de Cidadania reúne, até quarta-feira (06), o ônibus Lilás, para atender mulheres vítimas de violência; o CRAI móvel, que orienta imigrantes; a unidade LGBTI+, com informações sobre serviços para este público; CATE Móvel para quem procura emprego; unidade da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, com cadastramento do CadÚnico; e atendimento de Saúde, com testes gratuitos e profilaxias pré e pós exposição ao HIV.

O destaque na agenda do Festival para terça-feira (05/12) é a entrega do Selo de Direitos Humanos e Diversidade, no Sesc Pinheiros. O programa em sua sexta edição destaca as boas práticas de gestão e direitos humanos de empresas, organizações sociais e órgãos públicos no desenvolvimento de políticas de inclusão de vários segmentos da população na cidade de São Paulo.

Nesta terça-feira 322 instituições (saiba quais são elas) vão receber o Selo. A cerimônia de entrega será exclusiva para convidados e imprensa. São 12 categorias que incluem população negra, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e egressa do sistema prisional, LGBTI+, pessoas em situação de rua, mulheres, pessoas imigrantes, juventude, pessoas com deficiência, pessoas idosas, infância e adolescência e transversalidades, esta última entendo iniciativas que incluem mais de uma categoria.

O Selo de Direitos Humanos e Diversidade tem validade de um ano e pode ser utilizado pelas empresas e organizações em campanhas publicitárias, além de marcar um diferencial em relação às demais pelas iniciativas que promovem em favor da inclusão de pessoas que encontram dificuldades de acesso no mercado de trabalho.

Festival de Direitos humanos: 11 anos

Realizado desde 2013, o evento tem como objetivo ressaltar a importância da participação cidadã na temática da garantia de direitos e acompanhamento de políticas públicas.

A realização do Festival também celebra o Dia Internacional do Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro. Nesta data, em 1948, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento elaborado quando o mundo se recuperava dos efeitos do conflito da Segunda Guerra Mundial.

Serviço
O quê: 11º Festival de Direitos Humanos
Quando: 04 a 09/12
Todos os eventos são gratuitos
Confira a programação neste link

Selo de Direitos Humanos e Diversidade
Cerimônia de entrega - somente para convidados.
Sesc Pinheiros – R. Paes Leme, 195 – Pinheiros
17h30