Prefeitura de São Paulo participa da 27ª edição da Parada do Orgulho LGBT+

“Cordão das drags”, criado pela Coordenação de Políticas LGBTI+ encerra o evento

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania, Saúde, Cultura, Subprefeituras, Infraestrutura Urbana e Obras, Segurança Urbana, Trânsito, Pessoa com Deficiência e Turismo, participa da 27ª edição da Parada do Orgulho LGBT+, na Avenida Paulista, no dia 11 de junho.

O investimento é de cerca de R$ 2,5 milhões, que inclui toda a infraestrutura no percurso da Parada, que sai da Avenida Paulista e desce a Rua da Consolação, atendimento médico, atrações musicais, organização do trânsito, estrutura para pessoas com deficiência assistirem à Parada, intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e zeladoria.

A Coordenação de Políticas para LGBTI+ da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) terá três dos 19 trios elétricos que desfilarão na Parada.

“A Parada é uma grande festa e uma oportunidade para unirmos a comunidade em busca do objetivo que é o da inclusão de todos em qualquer programa oferecido pelo poder público e pelas empresas privadas”, disse Léo Áquilla, coordenadora de Políticas para LGBTI+ da SMDHC.

A 27ª Parada do Orgulho LGBT+ este ano tem o tema “Queremos Políticas Sociais Para LGBT+ por inteiro e não pela metade”, reivindicando atendimento na área de assistência social.

“O Sistema Único de Assistência Social, instituído em nível federal, não prevê atendimentos específicos para o público LGBTI+. A cidade de São Paulo, com recursos próprios, oferece serviços diferenciados como nossos Centros de Cidadania e os Centros de Acolhida Especial da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social”, explica Soninha Francine, secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania. “Não é a toa que muita gente procura São Paulo para atendimento, uma cidade que acolho o mundo todo”, finalizou.

Atrás do último trio, encerrando a Parada, 50 drag queens formarão um cordão para auxiliar a Polícia Militar, que costuma enfrentar dificuldade para reabrir a avenida para os carros, e o Cordão das Drags vai ajudar nesse trabalho.

A festa começa na quinta-feira (08/06), com a 22ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+, no Memorial da América Latina, com 50 atrações artísticas e cem expositores, entre eles a SMDHC, que dará informações sobre seus serviços. O médico Vinícius Lacerda participará de uma roda de conversa na tenda da SMDHC, sobre cuidados e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a partir das 16 horas.
Confira a programação e a ordem dos trios elétricos:

Trio 1 – Abertura - Organizações de Paradas do Orgulho LGBT+ do Brasil - Juan Guiã, Paulo Pringles
Trio 2 - Famílias LGBT+
Trio 3 – Prefeitura I - Artista: Aristela
Trio 4 – Prefeitura II - Artista: Megam Scott
Trio 5 – Prefeitura III - Artista: Márcia Pantera
Trio 6 – Organizações que trabalham com HIV/AIDS - Artistas: Xênia Star, Luh Marinatti, Lorran Ciriaco
Trio 7 – Pessoas Aliadas - Artista: Filipe Catto
Trio 8 – Rede de Orgulho - Artista: Kauan Russell
Trio 9 – Patrocinadores: Burger King, Philip Morris, 3M, Kellogg, Accor, Microsoft - Artistas: Brunelli, Juan Nym, Dj Zuba
Trio 10 – Lésbicas - Artistas: Ana Dutra e Laura Finochiaro
Trio 11 – Patrocinador Amstel - Artistas: Pabllo Vittar, Salete Campari, Dj Transalien
Trio 12 – Gays - Artistas: Fiakra, Tiago Cardoso, Gustavo Vianna e Douglas Penido
Trio 13 – Patrocinador VIVO - Artistas: Daniela Mercury, Agrada Gregos e Paulete Pink
Trio 14 – Bi+ - Artistas: PC, MC Soffia e Litta
Trio 15 – Patrocinador Mercado Livre e L'Oreal Groupe - Artistas: Majur, Thiago Pantaleão e Cris Negrini.
Trio 16 – Travesti/Trans - Artistas: Boombeat, Lorenzo Zimon e Nick Cruz
Trio 17 – Patrocinador: TERRA - Artistas: Urias, Grag Queen, Minhoqueens e Mama Darling
Trio 18 – Patrocinador: Sminorff - Artistas: Pocah, WD, DJ Heey Cat e Batekoo
Trio 19 - Encerramento Diretoria APOLGBT-SP- Artista: Bixarte, Luana Hansen e Tico Malagueta

 


Serviço


Dia 08/06 (quinta-feira) - 22ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+
A partir das 10h, no Memorial da América Latina, na Barra Funda. A entrada para a Feira é gratuita mediante cadastro e retirada de ingresso pelo site Sympla, neste link.

Dia 11/06 (domingo) - 27ª Parada do Orgulho LGBT+ - Avenida Paulista, concentração a partir das 10h.