Medicina e esporte devem correr juntos

Hoje a reunião das sete foi principalmente – saudável. Muita medicina, bons eventos e bons ventos.
Milton Mizunoto, médico da nossa Corpore, uma das mais maiores promotoras de corrida do mundo, fez uma vasta e minuciosa viagem por dentro de um corpo humano – em estado de corrida.
Tudo começou, diz ele, com nossos ancestrais nômades obrigados a fazer reserva técnica de gordura pelo simples motivo de que não sabiam quando ia ser o próximo almoço.
Resultado: pneuzinhos. Até hoje.
Aí o doutor explicou como a coisa toda funciona, os perigos dessa gordura acumulada. E foi então que se fez necessária a tal minuciosa viagem por limiares ventilatórios, recrutamento de triglecerídeos, adipócitos, mitocôndreas, caritinas, insulinas e a confusão do pâncreas, além da nossa, no meio de tudo isso.
Moral da história: vamos correr, pessoal.
Corra, aliás, é um belo livro que a boa Editora Planeta está lançando.
O autor, Mario Sérgio Andrade Silva, falou um pouco sobre a sua obra.
 
Saúde no Parque
Mais saúde,que medicina e esporte ou andam juntos ou dá bobagem. Em outubro, o Parque Villa-Lobos foi palco da Ação Reumato 2009, cujo objetivo era explicar a todos os sérios perigos das doenças reumatológicas. As mais populares, artrites, osteoporoses, lombalgias, todo mundo conhece, mas elas são mais de cem.
O reumatologista José Carlos comentou dois vídeos em torno do evento, que reuniu cinco mil pessoas. A grande mensagem: prevenir, detectar a tempo, que depois sai muito caro, para as pessoas, as empresas e o governo.
 
Gol de lata
A Escola de Futebol da Aclimação, pioneira no Brasil,  concluiu com  o seu original  Tecnocicle 2009. Em curiosa e produtiva parceria, um torneio de futebol coincide com uma campanha de catação de latas para reciclagem.
Professor Ricardo contou o sucesso que foi. Mais de 26 mil latinhas recolhidas e os craques foram acompanhar ao  processo de reciclagem. Esporte, ecologia, cidadania.
Walter acha que outros Clubes Escola podem repetir essa idéia.

O que vem por aí
Daniel Guth detalha o ciclo de filmes do Cine Magia, uma parceria da Seme com uma empresa que detém um acervo de 1500 filmes para exibir gratuitamente nos mais diferentes espaços.
Lançamento, dia 26, no Pacaembu, com filme Mama mia.
Os Clubes Escola podem ir preparando, improvisando espaços, que vem muita magia por aí.

Mais duas boas notícias.
Já foi  publicado no Diário Oficial  o contrato no modelo OS entre a Seme e o Instituto Esporte e Educação para uma bem estruturada e diversificada  ação em Ermelino Matarazzo.
E agora em dezembro, no Pacaembu, sob a regência da Seme  um torneio internacional de futebol feminino amador.
Bons ventos, bons ventos.