Gincana reúne três mil paulistanos na “Cidade Incrível”

Doze horas de atividades ininterruptas, passando pelas 31 subprefeituras da capital. Mais de 500 equipes, totalizando três mil participantes que, ao se inscreverem, arrecadaram duas toneladas de alimentos para instituições de apoio a pessoas carentes. Números que, somados à chuva incessante que caiu sobre a cidade neste domingo, comprovam o fato de São Paulo ser, definitivamente, uma cidade incrível.

Realizada pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, com promoção da Adventure Club, a primeira edição da Gincana São Paulo Cidade Incrível começou às 8h da manhã, em toda a cidade, e terminou às 20h, no Vale do Anhangabaú.

Durante o dia, equipes de todas as regiões puderam conhecer melhor a cidade em que vivem, participando de corridas por pontos estratégicos, e de provas e brincadeiras das gincanas à moda antiga como corrida de saco, arremesso de avião de papel, perna-de-pau e corrida de bolinha de gude na colher.

Na fase final, provas mais difíceis levaram 93 equipes (as três melhores de cada região) a uma eletrizante disputa pelo centro da cidade. Entre as tarefas, uma corrida cultural passando pela Praça Ramos de Azevedo, Sindicato dos Comerciários, Prédio dos Correios, Mosteiro de São Bento e Prefeitura de São Paulo. Em cada um desses pontos, os participantes precisavam responder corretamente uma pergunta para seguir em frente. Depois, o desafio foi percorrer, antes que as outras equipes, a escadaria de 14 andares do Edifício Joelma, além de uma corrida de revezamento em cadeira de rodas e, pra encerrar, um empolgante rapel no Viaduto do Chá.

“Pra mim, a maior dificuldade foi na prova com a cadeira de rodas. O piso estava escorregadio por causa da chuva e era preciso ter muita força nos braços. Estou muito feliz com o desempenho da minha equipe. Quase fomos eliminados em três provas, passamos pela repescagem e conseguimos vencer essa Gincana”, contou entusiasmado, Álvaro Leandro, de 17 anos, membro da equipe do Clube Escola Santo Amaro, a grande campeã da primeira edição da Gincana.

Os campeões levaram para casa cinco televisores de LCD de 32 polegadas, além de cartões de compras no valor de R$ 50. Em segundo lugar, ficou a equipe da subprefeitura de Itaquera, seguida pelos times de Campo Limpo, Parelheiros e São Miguel Paulista. Todos levaram prêmios como o cartão de compras, bicicletas e, no caso da equipe de Campo Limpo, cinco passagens em um Cruzeiro de dois dias pelo litoral norte paulista. Além disso, sorteios de outros prêmio e brindes para todos os participantes e a apresentação de três bandas musicais animaram quem passou pelo Vale do Anhangabaú.

“Achei a Gincana muito bem organizada e espero que seja a primeira de muitas outras”, disse a competidora Fabiana, da equipe Samba do Buraco, de Freguesia do Ó. E se depender dos organizadores, a Gincana veio para ficar. “A gincana não é só incrível, mas é histórica. É um exemplo para o Brasil, ao sugerir que as pessoas se mobilizem em diferentes locais da cidade, mostrando carinho pela sua região. Como já acontece há três anos, com a Virada Esportiva, queremos que a Gincana faça farte do calendário anual de eventos da cidade, já a partir do ano que vem”, disse o secretário Municipal de Esportes, Walter Feldman.

Para encerrar a noite, uma homenagem à cidade de São Paulo: foi apresentado um vídeo com a música “Sampa”, elaborado pelas equipes que participaram desta primeira edição da Gincana São Paulo Cidade Incrível.

Confira as fotos da Gincana no link "Galeria de Fotos"

Mais informações no site www.gincanasp.com.br