Complexo Prates oferece treinamentos e competições esportivas para dependentes químicos

Conheça mais sobre as atividades no aniversário de um ano do local

Há um ano atrás, no dia 27 de março, foi inaugurado o Complexo Prates, na região do Bom Retiro, centro de São Paulo. O local, que conta com uma área de 11 mil m², foi criado pela Secretaria Municipal de Assistência Social com o intuito de cuidar de dependentes de álcool e drogas e retirá-los do vício, além de abrigar crianças desamparadas.

No Complexo Prates atua a Confederação Brasileira de Jogos de Rua, um grupo de trabalho que organiza eventos esportivos para crianças, adolescentes e adultos em situações de risco ou de dependência química. A missão da Federação é fazer com que essas pessoas pratiquem atividades físicas, estudem, se tornem bons cidadãos. “Procuramos o cidadão dentro do esporte”, conta Jair Nascimento, da CBJR.

A Confederação conta com profissionais de diversas áreas, como marketing esportivo e educação física e promove treinos e campeonatos de várias modalidades. Eles organizam, divulgam e captam recursos para, além da competição em si, ainda produzirem faixas, painéis e a filmagem e edição dos jogos. “Temos o projeto Atleta Cidadão e procuramos dar a estrutura necessária, além da valorização da qual essas pessoas precisam”, Jair comenta.

A CBJR foi convidada a participar da ONG Brasil e, através dela, trabalha para associações de acolhimento e atletas de base de diferentes esportes. Foi assim que eles chegaram ao Complexo Prates.

No local são atendidas cerca de 280 crianças, 120 adultos que têm residência fixa por lá e mais de 300 andarilhos - pessoas que são dependentes químicas e freqüentam o Complexo durante a tarde. Jair explica: “muitos vão ao Complexo justamente para praticar esportes, recuperar o foco. Eles se reúnem em equipes e aos poucos recuperam a consciência de uma vida sem crack, o que é muito difícil. O esporte ajuda bastante, principalmente porque tem regras, faz com que esses dependentes tenham que obedecê-las para participar das partidas, isso ajuda na vida como um todo.”

A Confederação oferece, entre outras modalidades, a prática de street tênis (uma mistura de tênis com futebol, pois a bolinha pode ser rebatida com os pés), skate, futebol, street ball e tacoball. “E estamos expandindo nossos atendimentos. A Assistência Social quer ampliá-los para todas as tendas do centro de São Paulo. Além disso, temos outras sedes em Osasco, no litoral e até em Salvador. Podem ficar ligados que vocês ainda vão ouvir falar muito de nossa instituição”, Jair finaliza.


Virando o Jogo

A Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo também atua na região central da cidade. O programa Virando o Jogo é voltado a crianças e adolescentes carentes de 3 a 17 anos e seu grande objetivo é diminuir a ociosidade fora do período de aulas e facilitar o acesso a atividades esportivas e de lazer. No local, das 9h às 16h, podem ser feitas aulas gratuitas de Basquete; Hip-Hop; Skate; Arte; Patins; e Oficina de Motricidade, além de outras atividades.

O Virando o Jogo funciona no Largo Coração de Jesus (Travessa da Alameda Glete, S/Nº - Luz) e no bairro Águas Espraiadas (Rua Lacônia, 100).



Serviço:
Complexo Prates:
Rua Prates, 1110 - Bom Retiro

Virando o Jogo:
Largo Coração de Jesus - Luz
Endereço: Travessa da Alameda Glete, S/Nº
Bairro: Nova Luz

Centro Comunitário Águas Espraiadas
Endereço: Rua Lacônia, 100
Bairro: Jardim Aeroporto



Texto
:
Vanessa Dini - vdini@prefeitura.sp.gov.br
Foto:
Divulgação

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!