Conheça mais sobre a literatura esportiva infantil

Cães que jogam na ponta esquerda, skatistas que foram o amor de infância de grandes artistas, meninos sem grandes habilidades para o futebol que decidem montar um time. Essas e muitas outras histórias fazem parte do universo de uma literatura esportiva peculiar. Não há data mais oportuna para falar sobre eles do que o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

Em um país apaixonado pelo esporte, o que não faltam são opções de livros sobre o assunto para crianças. Enciclopédias ilustradas, histórias em quadrinhos, adaptações da trajetória de grandes clubes brasileiros, enredos fictícios e tantos outros subgêneros ajudam os pequenos a criarem o hábito da leitura e o gosto pelos esportes ao mesmo tempo.

Conheça um pouco mais sobre o imenso universo da literatura infantil sobre esportes:


COLEÇÕES:

Meu Time do Coração
Quer incentivar uma criança a torcer pelo seu time do coração de uma forma diferente? A Editora Belas Letras criou uma coleção contando histórias de pequenos e fanáticos torcedores dos principais clubes do futebol brasileiro.

Gol de Letras
Luís Fernando Verissímo, Moacyr Luz, o ex-craque rubro-negro Junior, Aldir Blanc e Fernando Molica ajudaram a Editora Rocco a fazer uma coletânea com livros infantis sobre esportes. A maior parte das histórias é fictícia. A grande exceção é a obra “Minha Paixão pelo Futebol”, que é uma autobiografia de Junior.

 

ALMANAQUES:

Futebol – Coleção Sítio do Picapau Amarelo
Editora Globo
Em 136 páginas, personagens do Sítio torcem e se emocionam com a história de grandes craques e torneios do futebol brasileiro e mundial.

Almanaque Maluquinho - Esportes Radicais
Editora Globo
O já conhecido Menino Maluquinho fala sobre rafting, surf, bicicross, mountain bike, montanhismo, skate e outras modalidades.

Mini Larousse do Esporte
Editora Escala
O livro apresenta diversas modalidades e brincadeiras para as crianças, como paraquedismo, capoeira, golfe e pega-pega. Além disso, os leitores podem encontrar a história das Olimpíadas, da Copa do Mundo e diversas outras curiosidades.

Manual de Esportes do Cascão
Editora Globo
Do futebol ao sumô, a Turma da Mônica traz histórias, entrevistas, brincadeiras divertidas e brinquedos criativos.

 

FICÇÃO

Bichobol: o futebol da bicharada
Autor: Vitor Vogas
Editora Paulus
Certo dia houve uma reunião na floresta. Depois de muito bate-boca, resolveram organizar uma partida de futebol. Com um jogo alegre e emocionante, inventaram o "bichobol", o futebol da bicharada.

Histórias de futebol

Autores: Antônio de Alcântara Machado e Bruno Zeni
Editora Scipione
Em nove contos, autores contemporâneos falam sobre diversas temáticas do futebol. Os leitores podem se identificar com ex-jogadores, chutadores de tampinhas ou até mesmo com personagens que não gostam de bola.

O Skatista amarelo

Autores: Telma Guimarães e Castro Andrade

Editora Cia. Dos Livros

O livro conta a história de Anita Catarina Malfatti, garota que precisa pesquisar as obras da famosa pintora Anita Malfatti. Dentro do Museu de Arte Moderna, a garota Anita conhece um rapaz muito moderno, Mário. Curiosamente, o skatista vestido de amarelo tem o mesmo nome do autor por quem a artista foi apaixonada...

A vingança do Timão
Autor: Carlos Moraes
Editora Quinteto ou Editora Brasiliense
O pedreiro Amaro começou a treinar a meninada de um bairro pobre de Tupanci (RS) para um campeonato intercolegial. Os objetivos? Transformar aquela equipe em um verdadeiro timão para vencer os ricos donos da casa.


HISTÓRIAS EM QUADRINHOS:
A Editora Leitura fez uma coleção contando, em forma de quadrinhos, a história de alguns dos maiores clubes brasileiros para os torcedores do futuro. Os quadrinhos são autoria de Eduardo de Ávila.


Monteiro Lobato e o Dia Nacional do Livro

O principal autor da literatura infantil brasileira foi o grande motivo para criação do Dia Nacional do Livro. José Bento Renato Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 e consagrou-se com a obra “O Sítio do Picapau Amarelo”. Autor da frase “um país se faz com homens e com livros”, o escritor faleceu em 1948. Em 2002 foi criada uma lei que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.

 

Texto:
Juliana Salles – jsalles@prefeitura.sp.gov.br
Fotos: Divulgação

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!