Primeira etapa do Sampa Skate reúne mais de 50 skatistas no Bom Retiro

A primeira etapa do Sampa Skate reuniu mais de 50 skatistas juniores no último domingo (21). A etapa começou às 14h, na pista da Skate City, no Bom Retiro, e contou com arquibancadas lotadas.

Em nova configuração, o Sampa Skate dividiu as etapas Juniores e Amadores. A divisão trouxe benefícios para quem está começando agora, explica o coordenador do evento, Marcio Tanabi. “Os juniores tem a categoria infantil (até 9 anos), mirim (até 13 anos) e o estreante um e dois, que não tem limite de idade. Estas categorias são para as pessoas que nunca competiram e querem aprender a participar de uma disputa. Eles não têm um nível técnico elevado e a gente percebeu que esses garotos chegavam no Sampa Skate, categoria para amadores, e ficavam com medo de competir porque o nível técnico é muito alto. Com essa nova categoria a gente traz eles pra dentro da competição, ensina e prepara os garotos. E se alguém da categoria estreante quiser passar para iniciante ainda esse ano pode passar”.

A skatista Jacqueline Damasceno (20) participa de todas as etapas do Sampa Skate, desde 2009, e conta o que ela mais gosta na competição. “A gente encontra os amigos e treina bastante, aqui você compete com gente de todos os lugares, como é gratuito não tem nenhum filtro, então isso torna o circuito bem competitivo”. Jackeline também ajuda na organização do evento cadastrando os skatistas antes da competição. “O Sampa Skate é um campeonato que ajuda a todos e eu quero fazer parte disso, também quero ajudar”.

Conhecido por ser o maior campeonato amador do país, a 11ª edição do Sampa Skate visa atender mais de mil praticantes em seu campeonato. Marcio Tanabi conta que mesmo sendo um campeonato gratuito, não deixa a qualidade de lado. “O Sampa Skate tem tudo de um campeonato profissional, mas quem compete são os amadores, os juízes são do mais alto nível técnico, o cronograma, as regras. O cara sai daqui pronto pra uma competição profissional, como no caso de Kelvin Hoefler, que ganhou quatro competições consecutivas do Sampa Skate, passou para profissional em 2011, foi campeão Brasileiro, Europeu e mundial e em 2012 repetiu o feito”, revela.


Texto:
Renata Simond - rsimond@prefeitura.sp.gov.br
Foto:
Paulo Gervino - pantar@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!