Clube Pelézão e seus 18 anos de Escotismo

No Dia Mundial do Escoteiro, conheça a história do Grupo Quarupe, um dos grupos que atua em clubes municipais

Uma atividade com mais de 116 anos de existência tem lugar garantido nos sábados do Clube Esportivo Edson Arantes do Nascimento: o escotismo. Nascido em 09 de julho de 1994, o Grupo Escoteiro Quarupe 241º São Paulo adotou o local, que fica na Lapa, zona oeste, para fazer reuniões e promover diferentes atividades.

Atualmente, o grupo conta oficialmente com oitenta pessoas, mas sempre há novos interessados, conforme fala Léa de Moraes, coordenadora de Relações Públicas do grupo. Vinda de uma família adepta ao escotismo, Léa foi uma das nove fundadoras do Quarupe e atua há 46 anos como escoteira. O Grupo Quarupe já existe há 18 anos.

Baseado nos lemas “aprender fazendo” e “sempre alerta”, o escotismo pode funcionar como complemento para a educação formal de uma criança. “No escotismo conseguimos trabalhar o caráter da criança e do adolescente, cultivando o autodesenvolvimento intelectual, social, espiritual, amor ao próximo, disciplina e consciência. O escotismo quer que cada jovem seja um cidadão consciente e ético que atua com a responsabilidade em sua comunidade e, mais do que isso, seja um ser humano sadio, equilibrado e feliz.” Os pais costumam assimilar bem essa realidade, percebendo que o comportamento de escoteiro não se limita aos sábados, dia em que as aulas ocorrem. A maior parte dos escoteiros da Lapa tem entre seis e oito anos, os chamados “lobinhos”.

A relação entre Quarupe e a Secretaria de Esportes é excelente, segundo a representante dos escoteiros. “Sempre somos convidados para os eventos do clube. Além disso, o pessoal da comunidade da Lapa nos adora”, afirma Léa.

O êxito da parceria entre clube esportivo municipal e grupo de escoteiros pode se repetir em outros lugares. Robson de Moraes, Presidente do 9º Distrito de Escoteiros de São Paulo e filho de Léa, procura incentivar outros grupos a integrarem seus trabalhos com clubes da Prefeitura. Mooca e Campo Limpo são exemplos de clubes esportivos municipais onde também já ocorre essa integração.

Ela também aproveita a oportunidade para fazer um convite: “a partir dos seis anos de idade, são todos muito bem-vindos, independentemente de qualquer coisa”. Os interessados só precisam comparecer no Pelezão, aos sábados, a partir das 14h.
 
Dia Mundial do Escoteiro

O dia 23 de abril é mundialmente conhecido como Dia do Escoteiro. O dia foi escolhido em homenagem a São Jorge. O santo foi escolhido por Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, fundador do movimento escotista , por ser um modelo a ser seguido. Segundo Baden-Powell, São Jorge "fez o melhor que pode e conseguiu superar uma dificuldade que ninguém ousara enfrentar".

O escotismo foi fundado em 1907 com o objetivo de transformar os participantes em cidadãos exemplares. A atividade chegou ao Brasil em 1910. Nesse mesmo ano, as garotas ganharam o direito de serem escoteiras através da organização das Bandeirantes. Em 1924, foi fundada a União dos Escoteiros do Brasil. Segundo as últimas estimativas, a atividade congrega atualmente cerca de 29 milhões de pessoas ao redor do mundo.


Serviço:
Grupo Quarupe
Atividades: Sábados, das 14h às 18h
Local: Clube Esportivo Edson Arantes do Nascimento
Endereço: Rua Belmonte, 957 - Lapa

Texto:

Juliana Salles - jsalles@prefeitura.sp.gov.br

Fotos: Arquivo - Grupo Quarupe

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!