Esportes ao ar livre movimentam o domingo paulistano

Passeio ciclístico e Corrida pela Conscientização do Autismo marcaram programação esportiva dominical da cidade

O último domingo foi agitado por competições ao ar livre na cidade de São Paulo. Logo pela manhã, o centro abrigou cerca de 400 ciclistas no 1º Passeio Ciclístico da Classe Trabalhadora da CUT/SP. Já na zona sul ocorria a Corrida e Caminhada “Autismo e Realidade pela Conscientização”.

O passeio promovido pela Central Única dos Trabalhadores faz parte da programação do Dia do Trabalhador e teve como tema o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade. Participante do passeio, o profissional da indústria Paulo Farias também utiliza a bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia: “Eu gosto desse tipo de passeio, é legal para distrair. Moro no Jardim Grimaldi, em Sapopemba, zona leste, e vou trabalhar de bicicleta. Hoje, por exemplo, vim pedalando de lá até aqui (no Vale do Anhangabaú)”, afirma Farias, que utiliza a magrela há dez anos. Com 8 km de extensão, o percurso incluiu a Avenida São João, Elevado Costa e Silva, Praça da República e Largo do Arouche.

Autismo e esporte

A região do Brooklin, zona sul de São Paulo, foi o palco para quase seis mil participantes da 3ª Corrida e Caminhada Autismo e Realidade. A corrida teve 8 km de extensão e ocorreu nas imediações da Ponte Estaiada. A caminhada tinha percurso de 4 km. O objetivo do evento é aprofundar, divulgar e destacar o conhecimento sobre o autismo.

Em 26min09s, Antônio dos Santos venceu a competição masculina. Ele já participa de corridas há 10 anos e acumula diversas vitórias no Circuito Popular de Corridas de Rua. O competidor parabenizou a organização do evento e ofereceu a vitória para o seu filho, que é autista. Celso Jatene, Secretário de Esportes, participou da premiação dos vencedores da corrida feminina e masculina.

O autismo é um distúrbio do sistema nervoso que afeta o relacionamento de seus portadores com as outras pessoas e com o mundo ao seu redor. Sabe-se que existe um componente genético importante como causa da doença. Os principais sintomas são distúrbios no desenvolvimento de habilidades sociais, físicas e linguísticas, além de alterações nas funções sensoriais. Geralmente, a doença se manifesta até os três anos de idade.
Saiba mais sobre o assunto aqui 

Classificação da Corrida:
Masculino:

1º Antonio Fernando Dos Santos  00:26:09
2º Marcos Francisco Da Silva  00:26:17
3º Liosmario Cedraz Araujo  00:26:26
4º Orlando Dias De Lima  00:27:01
5º Edmilson De Cassio Horacio  00:27:12

Feminino:
1º Rosangela Figueredo Silva 00:32:10
2º Ana Luiza Dos Anjos Garcez 00:33:36
3º Andreia Sekine Miranda 00:33:46
4º Josilene De Jesus Borracha Domingos 00:33:57
5º Ilza Maria Machado 00:34:30

Texto:
Juliana Salles – jsalles@prefeitura.sp.gov.br

Foto:
Francisco Pinheiro - fbpinheiro@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!