Em comemoração ao Dia do Pau-Brasil, Estádio recebe mudas da espécie

Evento quer promover a conscientização ambiental entre alunos e usuários dos centros esportivos

Hoje, dia de 3 de Maio, comemora-se o Dia do Pau-Brasil, árvore que deu nome ao país, devido a abundância no território nacional. Para homenagear esse dia e também para promover a conscientização ambiental, a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da cidade de São Paulo realizou o plantio de duas mudas da espécie no Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi.

Antes do plantio, o Engenheiro Agrônomo, Luciano Buccerone, deu um breve histórico da árvore, que é nativa do país e foi explorada pelos portugueses. Sua principal utilização naquela época era tingir roupas, já que produzia uma coloração vermelha. Com isso o pau-brasil quase entrou em extinção. “Na natureza ela já está extinta, mas ainda temos uma grande quantidade nos víveiros”, afirma Luciano. O evento também contou com a presença do violinista Willian Sérgio Brazolim que tocou algumas composições em homenagem à data, entre eles “Primavera” do compositor e músico italiano, Antonio Vivaldi.

Segundo Minoru Furuya,coordenador da Taça Mais Verde e um dos idealizadores do projeto, é importante promover a conscientização da vegetação nas metrópoles, “Precisamos agregar mais espaços com áreas verdes nas cidades”, alerta.

Terminada a palestra e o concerto, foi hora de plantar as duas mudas, que agora ficarão no Estádio Municipal Mie Nishi. “O plantio de árvores ajuda a cidade a ter uma melhora na qualidade do ar. Além disso, lugares com grande quantidade de árvores e plantas possuem uma temperatura média mais agradável. A variação pode ser até de 10ºC”, explica Luciano Buccerone.

Texto:

Rafael Silva - raaugusto@prefeitura.sp.gov.br

Fotos:

Paulo Dias - psdias@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!