Prefeitura retira quase 300 toneladas de entulho e lixo do Centro Esportivo Tietê

Ação de limpeza marca o início da recuperação do novo centro esportivo municipal; quantidade de lixo é maior do que o total diário recolhido em algumas capitais brasileiras

Recém-decretado como o mais novo centro esportivo municipal, o antigo Clube de Regatas Tietê passou por sua primeira grande intervenção pública no último final de semana. Em uma ação envolvendo três secretarias municipais, quase 300 toneladas de entulho e lixo foram recolhidas do Clube, quantidade que lotou 30 caminhões. A ação envolveu as equipes das secretarias municipais de Esportes, de Serviços e de Saúde.

A retirada de lixo e entulho é o primeiro item do Plano de Ações da Secretaria de Esportes para recuperar o espaço, sob gestão do município desde o final de 2012. Além da limpeza, havia um segundo objetivo: a área sofre com a proliferação de escorpiões, fato que exigiu a participação e orientação dos técnicos do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura. “Este tipo de ação vai além da simples limpeza do espaço. Começamos a livrar a cidade de um foco de escorpiões”, explica Aléssio Gamberini, interventor indicado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação para a gestão do espaço e transição do clube para o poder público. “Agora vamos começar a infraestrutura do clube a partir do ponto zero. Vamos seguir todas as normas técnicas para poder abrir o clube com a segurança necessária em um espaço público”.

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico do IBGE em 2010, as quase 300 toneladas representam quantidade maior do que a coletada diariamente em capitais brasileiras como Rio Branco, Porto Velho, Palmas e Boa Vista. Além do recolhimento dos resíduos sólidos, as piscinas, que são tratadas periodicamente, foram vistoriadas pela Coordenadoria de Vigilância Sanitária e estão livres de contaminação. Os técnicos também estão fazendo tratamento de cloro nas caixas d´água. Está agendada para os próximos dias uma nova ação de manutenção das áreas verdes pela Subprefeitura local. Outro passo importante será a reinstalação da energia elétrica, já em negociação com a Eletropaulo. As duas ações acontecem ainda na primeira quinzena de junho. O fornecimento de água também foi reestabelecido e já há uma empresa de segurança patrimonial atuando no clube.

A conclusão da primeira fase de recuperação inclui a manutenção da cabine primária e da rede de alimentação elétrica. A segunda e a terceira fase viabilizarão reformas nas quadras poliesportivas externas, ginásio de tênis de mesa, salão de ginástica, ginásio esportivo, salão de eventos, vestiários de tênis e entrada social. A última fase focará na recuperação das quadras de tênis, conjunto aquático, pista de atletismo e campo de futebol. A previsão é de que a intervenção dure todo o ano de 2013.

Com 50 mil m², às margens do Rio Tietê, o centenário Clube de Regatas Tietê passou oficialmente a ser centro esportivo municipal há cerca de um mês. O objetivo da Secretaria de Esportes é viabilizar a construção de um centro aberto à população, nos mesmos moldes dos outros 45 centros esportivos municipais existentes na cidade.


Confira
aqui fotos da transformação de uma área do Centro Esportivo Tietê.

Fotos: Francisco Pinheiro - fbpinheiro@prefeitura.sp.gov.br