Com mais de mil ruas de lazer implantadas, Prefeitura realiza censo para atualizar programa

Depois de 1072 ruas oficiais registradas, Secretaria de Esportes inicia pesquisa para atualizar banco de dados e sugerir novas diretrizes para as políticas e programas de lazer nas ruas

Jogar bola na rua, pular amarelinha e jogar peão parecem coisas do passado. Mas não são. Instituído há mais de 30 anos, o programa “Ruas de Lazer”, realizado pela Secretaria Municipal de Esportes Lazer e Recreação oferece este tipo de oportunidade para a população paulistana. No entanto, depois de 1072 ruas cadastradas em mais de três décadas, a Prefeitura iniciou a realização de um censo, para verificar quais ruas mais antigas ainda estão em funcionamento e quais são as oportunidades de instauração de novos espaços na cidade.

“O programa vai sofrer uma grande reestruturação após esta pesquisa e oportunidade de avaliação das ruas. Vamos conseguir detectar quais ruas estão realmente ativas e a partir disso poderemos repensar as diretrizes do programa”, explica Corine Sampaio, profissional de educação física e integrante do núcleo de coordenação do programa Ruas de Lazer.

O objetivo do programa é fechar ruas ou trechos de ruas para o tráfego de veículos aos domingos e feriados, disponibilizando os espaços para os munícipes praticarem atividades esportivas, lazer e recreação com de forma mais segura. O projeto conta ainda com a parceria da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e das 32 Subprefeituras da cidade, que auxiliam na operação do programa. As ruas são fechadas para uso dos moradores, com funcionamento aos domingos e feriados das 8h às 17h.

Mesmo durante a realização do censo, ainda é possível que os paulistanos solicitem a criação de novas ruas de lazer. Para isso é preciso que 2/3 dos moradores da rua manifestem o interesse por meio de abaixo-assinado, que deverá ser levado pelo representante dos moradores à subprefeitura local. O abaixo assinado deve conter no máximo de uma assinatura por residência.,Também é necessário apresentar o nome dos moradores interessado em compor o futuro Conselho de Coordenação da Rua que ficará responsável pelo fechamento aos domingos, controle de materiais esportivos e sugestão de calendário de atividades. “Por este tipo de característica é que acreditamos que o programa Ruas de Lazer tem uma força que vai além do lazer e da recreação. É uma oportunidade de integração e convívio social dos moradores com seus próprios vizinhos, ajudando a ocupar o espaço público de maneira mais saudável, influenciando positivamente até em índices mais indiretos, como a própria segurança destas áreas”, afirma Dineia Cardoso, também integrante do núcleo de coordenação do programa.
 

 

Texto:
Thomaz Ayub - thomazayub@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!