Prefeitura incentiva a capacitação de professores de educação física

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME), está implantando um novo projeto para capacitação de dezenas de profissionais de Educação Física, que atuam na rede pública municipal, nas mais variadas modalidades desportivas, com o objetivo de melhorar a prática pedagógica nos Clubes Escola. O projeto é desenvolvido no âmbito da SEME pelo Espaço do Conhecimento de Lazer e Esporte (Ecole), com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).


De acordo com a coordenadora do Ecole, professora Sheila Aparecida Silva, além da capacitação profissional, o projeto visa especialmente contribuir com a ampliação das oportunidades de acesso do paulistano às práticas desportivas na capital. “São Paulo tem 45 Clubes Escola, que fazem parte da administração direta do Município, além de 450 Clubes da Comunidade (CDCs). Esses espaços públicos precisam ser melhor trabalhados e divulgados, para levar a população à prática esportiva e ela possa desfrutar de seus benefícios, em bem-estar, qualidade de vida e saúde física e mental”, explica.


Desde maio deste ano, o projeto reuniu especialistas em Educação Física para ministrar o Curso de Atualização em Pedagogia do Esporte, com 122 horas de duração e dividido em três módulos. Os cursos apresentam partes teórica e prática e possuem a característica comum de valorizarem os Quatro Pilares da Educação recomendados pela Unesco: aprender a ser, aprender a conviver, aprender a conhecer e aprender a fazer. “Desse modo, buscamos direcionar o projeto para que crianças, jovens e adultos tenham condições de se envolver com a prática desportiva, desenvolvendo habilidades e competências que possam ser aplicadas no dia a dia, para toda vida”, ressalta a professora Sheila.

Além dos Educadores que atuam diretamente nos Clubes Escola, o projeto desenvolvido pelo Ecole também oferece capacitação aos gestores regionais e locais da SEME. Durante a realização dos cursos, haverá acompanhamento das práticas pedagógicas, nas sedes dos Clubes Escola, permitindo verificar o progresso dos cidadãos e os benefícios do esporte junto à comunidade.

Na próxima segunda-feira, na Universidade São Judas Tadeu, tem início o módulo dois do curso, que será ministrado pelo professor Dante Rose Jr, com foco em Esportes Coletivos Terrestres: basquete, voleibol, handebol, futebol, futsal e suas variantes espaciais de jogos em quadra, rua e areia. Em agosto, o professor Igor Armbrust, abordará as Atividades gímnicas e acrobáticas, enquanto as Atividades Rítmicas e Expressivas são temas das aulas da professora Cynthia Tibeau. Já em setembro, Esportes Individuais Terrestres e Esportes Aquáticos são assuntos dos professores Edison Manoel e Meico Fugita, respectivamente. Em outubro, Artes Marciais e Esportes de Combate, a cargo do professor Antenor Magno, encerram a capacitação.

Texto e foto:
Fernando Fagundes

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!