Time de educadores do esporte entra em quadra para aprender ainda mais

Equipe de profissionais de educação física da SEME marca presença no módulo dois do curso “Pedagogia do Esporte”

 Um time vitorioso formado por professores de Educação Física marcou presença no início das atividades do Módulo Dois do curso Pedagogia do Esporte, promovido pela SEME por meio do Espaço do Conhecimento em Lazer e Esporte (Ecole). Cerca de 50 profissionais das áreas de Educação, Esporte e Lazer assistiram à aula teórica e prática sobre “Esportes Coletivos Terrestres”, realizada na Universidade São Judas, no último dia 17.

Sob o comando do professor Dante de Rose Júnior, a turma estudou pela manhã as principais características dos esportes coletivos terrestres, conhecendo variados aspectos da “essência dos jogos”. Os alunos receberam instruções sobre a participação simultânea de contendores, em ataque e defesa, e outros elementos como a comunicação e as regras específicas de jogos de handebol, voleibol, basquete, futebol e futsal. À tarde se reuniram no ginásio de esportes para dicas de treinos e de técnicas de jogo.

De acordo com Dante de Rose Jr, o objetivo do curso foi apresentar as modalidades que compõem a “família” dos esportes coletivos terrestres, destacando suas características comuns, assim como as competências e saberes que podem ser adquiridos por meio da prática desportiva. “Queremos somar conhecimento à experiência dos Educadores, para que isso influa numa divisão do protagonismo entre professores e alunos, de modo que estes últimos tenham mais oportunidade de se expressar e de se interessar pela prática do esporte”, afirma.

O curso de Pedagogia do Esporte foi especialmente estruturado para que a transmissão de conhecimento explorasse inclusive a vivência dos Educadores com o esporte e o lazer. Participando do curso, há professores que se especializaram em diversos esportes e trabalham com milhares de alunos, de todas as faixas etárias. “Trabalhar com uma turma de profissionais que têm até 30 anos de experiência em Educação Física é uma experiência muito boa para a troca de informações e conhecimento”, reforça Dante Jr.

O professor Ricardo Pimentel, do CEU Feitiço da Vila, por exemplo, além de Educador de centenas de alunos, também é treinador da equipe tricampeã de natação do Campeonato Interceus, com atletas de sete a 17 anos. Já o professor Luiz Gustavo tem cerca de 500 alunos no Clube de Pirituba, onde ensina técnicas de futebol e futsal. No Bom Retiro, o professor André Farávola coloca em campo, no único estádio público de beisebol do País, uma turma de 80 crianças, jovens e adultos interessada nesse esporte que está crescendo no Brasil. Em se tratando de esportes meio que “inusitados”, é bom lembrar que entre os alunos do curso, também está o professor Marcus Paulo Gresele, do CEU de Jaguaré, que aposta no “rúgbi tag” como esporte ideal para passar a centenas de alunos da comunidade onde atua ensinamentos de disciplina e valores éticos. “É um esporte extremamente viril, mas não é agressivo”, avisa Marcus, desfazendo o preconceito de que o rúgbi seja um esporte violento.

A Prefeitura de São Paulo tem hoje 46 Centros Esportivos Municipais com o programa Clube Escola e dezenas de Centros de Ensino Unificados (CEU’s). Todos possuem infraestrutura de campos, quadras, ginásios e piscinas para a prática de esportes. São espaços públicos abertos em todas as regiões do Município, administrados pela SEME e pela Secretaria de Educação, respectivamente. Além desses, a cidade também possui 286 Clubes da Comunidade, que são administrados por associações e organizações não governamentais.

Segundo a professora Sheila Aparecida Silva, coordenadora do Ecole (Espaço do Conhecimento de Lazer e Esporte), o curso de Pedagogia do Esporte visa oferecer oportunidade de capacitação, ressaltando a relevância de métodos de progresso e avaliação, tanto dos alunos quanto dos Educadores, junto às comunidades onde atuam. “No dia a dia dos professores, é possível passar mensagens não só técnicas de diferentes modalidades, mas também sobre um conjunto de valores e de visão do mundo que devem nortear para a qualidade de vida dos indivíduos e o bem-estar social”, observa.

O professor Dante de Rose Júnior é pós-doutor em Educação Física, autor de oito livros sobre esportes. Dante também escreveu para o Ecole, numa parceria apoiada pela Unesco, o Guia Prático de Esportes Coletivos Terrestres. Este Guia está disponível on-line para acesso aberto ao público e, possivelmente, será transformado em publicação da Prefeitura de São Paulo para distribuição direcionada aos Educadores da rede pública. Outros professores do curso de Pedagogia do Esporte, coordenado pela SEME/Ecole também estão preparando seus Guias e cursos, estes últimos que têm programação até o mês de outubro.

TESTEMUNHOS

Texto:
Fernando Fagundes

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