Centro Esportivo Mané Garrincha apresenta programação com novas aulas e atividades para todas as idades

Modalidades esportivas para os mais jovens e atividades para deficientes e idosos são o foco da reestruturação do Clube

O Centro Esportivo Mané Garrincha, localizado na Rua Pedro de Toledo, 1651, no bairro Vila Clementino, está com um novo calendário de atividades e aulas, que visa atrair ainda mais freqüentadores ao local. “É uma mudança positiva com o único objetivo de melhorar o Clube”, conta o diretor Francisco Tiago Pereira. “Vamos manter as várias atividades para a terceira idade e as inclusivas, para deficientes, e buscamos também trazer o público jovem de volta ao Mané Garrincha”, ele complementa.

Uma das novidades do Clube é a volta do ballet, com aulas todas as manhãs e tardes, para turmas de iniciação e turmas intermediárias (17 a 25 anos). Os professores, Kátia Dias e Ali José, são voluntários e ex-bailarinos do corpo de baile do Theatro Municipal de São Paulo. Em breve, haverá também uma turma de canto que formará o coral oficial do Clube.

Para atrair o público jovem, o Mané Garrincha conta com várias aulas de modalidades esportivas. É o caso do basquete, as quartas e sextas, das 14h às 16h. As turmas são mistas, para alunos com até 17 anos. Outra modalidade de sucesso é o tênis, em uma parceria com a ONG Sociedade Amigos do Tênis, com aulas as segundas e quartas, das 8h às 17h. "Planejamos oferecer as aulas também em outros dias da semana. A intenção é criar um vínculo cada vez mais forte entre os usuários e o Clube", Francisco explica.

O Mané Garrincha oferece também aulas de vôlei feminino, judô, karatê, kung fu e patinação artística.

No próximo semestre haverá aulas de handebol, futsal e natação, todas com um trabalho participativo e de inclusão, com a possibilidade dos alunos participarem de campeonatos.

Para participar das aulas, basta levar ao Clube o seu RG, uma foto 3x4, comprovante de residência e um atestado médico que comprove que não há restrição à prática esportiva, para fazer a sua carteirinha. Todo o processo, aulas e atividades são gratuitos.


Atividades Inclusivas

Um dos pontos fortes do Centro Esportivo Mané Garrincha são as aulas inclusivas, para pessoas com deficiências. A iniciação esportiva, ministrada pela professora Cecília é um exemplo e inclui, entre outras atividades, a natação para deficientes visuais.

Outros exemplos são o futsal para pessoas com Síndrome de Down e o basquete para cadeirantes – no qual a equipe do Mané Garrincha já conquistou, inclusive, alguns títulos importantes.

Aos sábados, acontecem também as aulas de dança para cadeirantes com paralisia cerebral. “Dá até arrepio falar sobre essas aulas, são emocionantes, a entrega e a dedicação dos alunos é impressionante”, conta o diretor.

No Guia de Acessibilidade Esportiva você pode conhecer outros Centros Esportivos da SEME que contam com estruturas adaptadas e modalidades inclusivas.


Longevos

Longevo é o termo que designa as pessoas da terceira idade com mais de 80 anos. O Centro Esportivo Mané Garrincha também conta com um projeto especial para este público. A professora Gislene Rocha Amirato, em parceria com a área de mestrado da UNIFESP, leva os alunos das aulas de ginástica e coreografia até o local, onde eles são atendidos por uma equipe - de psicólogo, médico e nutricionista - que faz avaliações e diagnósticos.

Além disso, equipes do Mané Garrincha participam também dos Jogos Regionais do Idoso, em diversas modalidades.


Centros Esportivos Municipais

O Mané Garrincha é um dos 45 Centros Esportivos Municipais da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo. Para conhecer os outros Clubes, suas aulas e endereços clique aqui.



Texto:
Vanessa Dini - vdini@prefeitura.sp.gov.br
Fotos:
Paulo Dias - psdias@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!