Secretaria moderniza compras e licitação com pregão eletrônico

Primeira compra eletrônica da história da pasta foi realizada nesta sexta-feira, 26/07; pregão eletrônico passa a ser o principal instrumento para compras e licitações da SEME

A Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo realizou a primeira compra de sua história utilizando-se do sistema de pregão eletrônico. Em sessão realizada na tarde desta sexta-feira, 26/7, a pasta efetuou a compra de materiais de limpeza através do sistema BEC (Bolsa Eletrônica de Compras). Comparada às modalidades tradicionais de licitação, o pregão eletrônico tem várias vantagens. “Os prazos legais continuam os mesmos. O que difere é a agilidade, a eficácia e a transparência do processo”, explica Fernando Ferreira, diretor do Núcleo de Suporte Interno, departamento responsável pelos processos de licitação e compras da Secretaria. “A competitividade também é maior, pois empresas de outras regiões podem ter acesso ao edital e participar efetivamente do processo” conclui Ferreira.

A medida é uma das principais ações de modernização administrativa implementadas pela atual gestão. Com o pregão eletrônico, menos recursos humanos e recursos materiais são utilizados em cada processo. O processo também é absolutamente democrático e imparcial. Até a finalização da sessão, o pregoeiro responsável desconhece totalmente o nome das empresas participantes, tendo acesso exclusivamente aos valores. As empresas também não têm acesso aos valores referenciais da pesquisa de preço realizada internamente pela Secretaria, o que influencia positivamente na eficiência do gasto público. No processo de compras de material de limpeza realizado durante a tarde do dia 26/7, por exemplo, alguns itens tiveram redução de 30% a 40% nos valores iniciais de lance quando comparados aos padrões dos pregõespresenciais.Todos os pedidos de esclarecimento e impugnação também são eletrônicos, o que também garante a impessoalidade dos processos. Outro “tradicional” problema das licitações também é resolvido neste caso, já que a gestão dos prazos é feita pelo próprio sistema.

O próximo pregão eletrônico da Secretaria já será realizado na próxima terça-feira, dia 30 de Julho, quando a pasta vai realizar a compra de materiais de escritório. Os funcionários do Núcleo de Suporte Interno devem passar por capacitação para aumentar o número de pregoeiros e propiciar a realização de pregões eletrônicos para todas as compras e processos licitatórios da pasta.

Fotos:

Paulo Gervino - pantar@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!