Centro Esportivo Mooca sedia competição de Judô Masters e Super Masters

VII Campeonato Paulista reuniu mais de mil espectadores no local ao longo do último sábado (27/07)

Pela segunda vez consecutiva, o Centro Esportivo Mooca sediou o VII Campeonato Paulista de Judô Masters e Super Masters. A competição foi disputada no último sábado e contou com mais de mil espectadores ao longo do dia.

Alguns atletas que já tiveram grande destaque no cenário internacional do judô estavam presentes no evento. Um deles era o judoca paralímpico Sandro Oliveira. Deficiente visual, Sandro competiu com atletas que não são cegos. Pouco antes da final, o judoca contou a importância de momentos como aquele para sua carreira: “Para um atleta paralímpico, é fundamental competir com atletas que enxergam, já que isso te dá um volume de treino e de condicionamento físico maior para outras competições. Além disso, há uma integração social muito grande, onde o atleta paralímpico prova que ele é tão capaz como o outro de competir normalmente”, relata Sandro Oliveira, que já participou de quatro paralimpíadas.

Do lado de fora dos tatames, o judoca Nelson Onmura fotografava o evento. No entanto, o que não lhe faltava era vontade de competir. Com 44 anos de história no judô, Onmura ganhou medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis, em 1987. Há dois anos sem treinar, Nelson comentou sobre o cenário atual do judô no Brasil: “Só o futebol está em evidência na mídia. O restante está meio esquecido”, analisa o atual coordenador de lutas de Taboão da Serra, cidade localizada na Grande São Paulo.

Para Rubens Pereira, presidente da Federação Paulista de Judô Master e Super Master, o campeonato é uma forma de convidar pessoas com idade mais avançada para a prática de esportes: “Esse evento fomenta, de uma maneira bem homogênea, o judô master, trazendo pessoas com idade mais avançada para a prática do esporte. Há muitas pessoas com mais de 60 anos que são extremamente ativas. Infelizmente, em nosso país, as pessoas com mais idade não são valorizadas em muitos momentos. Nós somos ativos, nós estamos vivos e precisamos mostrar nossa cara. Esse esporte é rico por causa disso”, ressalta Pereira, que possui 63 anos e pratica judô há mais de 40.

Outros públicos

Além dos competidores masters e super masters, 400 crianças participaram de um Festival de Judô que acontecia simultaneamente no clube. Observando aquela grande confraternização, Cristian Cezário, que é aluno do Centro Esportivo há oito anos, ressaltou a importância do esporte para os jovens judocas: “O judô prega o respeito mútuo, determinação e a disciplina. Hoje em dia, há 300 crianças fazendo judô no clube. A melhoria no nível de disciplina delas depois de um ano de prática é impressionante”, conta Cezário.

O Centro Esportivo Mooca oferece aulas de judô para pessoas de todas as idades. Para saber mais informações, entre em contato com o clube através do telefone 2694-7668. O clube fica na Rua Taquari, 635, no bairro da Mooca.

Clique aqui e confira os resultados.

Texto:

Juliana Salles - jsalles@prefeitura.sp.gov.br

Fotos:

Paulo Dias - psdias@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!