Vem Dançar celebra a Consciência Negra com grande baile no Vale do Anhangabaú

Mais de duas mil pessoas passaram pela tenda e dançaram ao som de diversos ritmos musicais

A Consciência Negra é celebrada no dia 20 de novembro, em homenagem a Zumbi dos Palmares, ícone da cultura e resistência negra, morto na mesma data, em 1695. Para comemorar e dar mais um basta ao preconceito, a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, em parceria com a Secretaria Municipal da Promoção da Igualdade Racial, proporcionou diversas atividades no Vale do Anhangabaú, região central de São Paulo. Capoeira, teatro, artesanato, danças típicas e muita música animaram o público.

O grande destaque ficou por conta do Baile Vem Dançar, com o tema Nostalgia Black. Cerca de duas mil pessoas passaram pela grande tenda, construída no meio do Anhangabaú, e dançaram ao som de vários ritmos musicais. Foi a primeira vez que o baile, geralmente sediado em salões sociais e clubes paulistanos, aconteceu em um local aberto.

Ney Meirelles, da Super Banda SA, já participa do Vem Dançar há 12 anos. “Nós fomos a primeira banda a participar do baile. Nos identificamos muito com os temas e adoramos toda a receptividade do público, principalmente dessas senhoras animadas que sempre nos enviam e-mails parabenizando pelo show e pelas homenagens que fazemos nos intervalos (aniversariantes, participante mais idosa, etc.)”. Durante a tarde, a banda tocou soul, black, gafieira, jazz, samba, samba rock, música baiana e reggae.

Para movimentar ainda mais o salão, foram contratados personal dancers, que criaram coreografias e tiraram todas as participantes para dançar. Eliana Domingues, de 70 anos, já havia participado de uma edição do Vem Dançar, no Clube do Juventus, e se surpreendeu com a qualidade do evento desta quarta. “Eu achava que, por ser em um lugar aberto, no centro da cidade, no meio do Vale do Anhangabaú, seria menos organizado, mas foi incrível, vários lugares para sentar, uma grande pista de dança, som ótimo, tomara que tenham outras edições por aqui”.

E as homenagens também marcaram o evento. Figuras importantes da SEMPIR, do Conselho Municipal do Idoso e da SEME subiram ao palco e receberam medalhas e as palmas de todos os presentes.

Antônio Almeida, do Conselho Municipal do Idoso na Zona Leste, foi um dos homenageados. "É muito importante a integração da SEME e SEMPIR para que através do samba, da alegria, do amor e de todas as manifestações haja um espírito de unidade entre as Secretarias e a população de um modo geral", ele comenta.

"Foi um baile intergeracional. Muito bonito, onde todos puderam dançar bastante e aproveitar o que os espaços públicos oferecem. Além disso, os idosos se divertem, saem dos sofás, esquecem as doenças e praticam uma atividade saudável", conta Dinéia Cardoso, supervisora do núcleo de lazer da Coordenadoria de Gestão de Políticas Públicas e Programas de Esporte e Lazer da SEME.


Texto e fotos:
Vanessa Dini - vdini@prefeitura.sp.gov.br
Colaboração:
Thiago Moraes - thimoraes@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!