Prefeitura de São Paulo e COB firmam acordo para formar campeões


A cidade de São Paulo colocou à disposição do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) seu know-how e infraestrutura a fim de participar ativamente da formação de atletas para as Olimpíadas 2012 e 2016. Hoje a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) firmaram um convênio para fomentar o treinamento de alto rendimento, seguindo o planejamento das Confederações Brasileiras Olímpicas.

A proposta, válida até o final de 2016, consiste em aproveitar o trabalho e a estrutura já existentes na capital para a preparação e o treinamento de atletas de alto rendimento. O acordo abrangerá as áreas técnicas, como fisiologia e medicina do esporte, além de outras áreas, como educação. “Este é o primeiro convênio assinado depois da definição do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas 2016. E neste caso, São Paulo é o Rio, e o Rio e São Paulo são o Brasil”, diz Walter Feldman, secretário municipal de Esportes.

Além disso, São Paulo será a primeira cidade a ter o “Time São Paulo” para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Nos moldes do “Time Brasil”, o objetivo é oferecer um complemento a toda a estrutura que o atleta já possui, principalmente na área médica e garantir que ele possa continuar treinando em sua cidade, sem precisar alterar a sua vida para obter melhores resultados.

Fábrica de Atletas – A capital paulista já conta com um Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), em um modelo único na América Latina de estrutura médica com todas as especialidades; corpo clínico multidisciplinar e com profissionais formados em Medicina Esportiva e ligados à Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Construído em 1976, é a única instituição pública do País voltada para a formação de atletas de elite. Já revelou estrelas como Fofão, Montanaro e Amauri (vôlei), Hortência, Martha e Alessandra (basquete), Ricardo Prado (natação) e João do Pulo (atletismo). Atualmente, o COTP é dirigido pela ex-jogadora de basquete e medalhista Maria Paula Gonçalves da Silva, a Magic Paula.

“Muitas portas se abrem com essa parceria entre a cidade de São Paulo e o Comitê Olímpico Brasileiro. Queremos que o Centro Olímpico seja a base deste acordo para, no futuro, poder oferecer uma estrutura ainda melhor aos jovens atletas. Trazer grandes nomes do esporte para treinar aqui no COTP pode funcionar como um espelho para as nossas promessas”, garante a ex-atleta e coordenadora.