SEME participa do Sabadania

Seme apoia ação de cidadania na região do Jaraguá

No dia 30 de novembro, a Secretaria Estadual da Justiça da Cidadania, por intermédio do Centro de Integração da Cidadania (CIC) promoveu o Sabadania. Em comemoração aos 15 anos do CIC oeste, os indígenas aldeados situados no bairro no Jaraguá tiveram acesso à emissão de documentos, orientação jurídica, profissional e social, além de participarem dos espaços de saúde, beleza, cultura e lazer.

A contribuição da SEME ocorreu junto ao núcleo de Ludicidade. A biblioteca do CIC-oeste estava repleta de brinquedos e jogos. Enquanto os pais retiravam a documentação ou pediam auxilio jurídico, os ‘’curumins’’ brincavam e se divertiam a valer com jogos de quebra-cabeça, pintura e fantoches.

Simair Arruda, interlocutora da SEME em relação às questões dos afrodescendentes e indígenas incentiva essa ação: ‘’ a importância do evento é dar cidadania e fazer justiça, pois só com o documento de R.G os indígenas podem ser identificados e efetivamente serem cidadãos perante a constituição.’’

Autoridades como o prefeito Fernando Haddad e o secretário José de Paula Neto, da Secretaria Municipal da Igualdade Racial (SEPIR), prestigiaram a apresentação de dança folclórica indígena.

Cidadania, reflexão e apresentações multiculturais marcaram o Sabadania. A incorporação do nome indígena ao RG tem uma representação simbólica e prática muito grande, pois só assim é garantido o direito a voto, nacionalidade, entrada ao mercado de trabalho e todos os procedimentos que inserem o cidadão no meio em que ele vive.

Texto e foto:

Thiago Moraes - thimoraes@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!