Centro Olímpico é campeão da Taça Cidade de São Paulo de Futebol Feminino

Equipe ganhou o título nas categorias Sub 13, Sub 15 e Sub 17

Três finais, três vitórias. Este é o resumo da campanha inédita da Associação Desportiva Centro Olímpico (ADECO) na Taça Cidade de São Paulo de Futebol Feminino. Na tarde de ontem, as equipes Sub 15 e Sub 17 disputaram as finais da competição e ficaram em primeiro lugar na classificação geral. Em 27 de novembro, as meninas do Sub 13 ganharam o título após derrotarem o Tiger/ Luso Brasileiro no CDC Maria Felizarda, zona sul de São Paulo. Essa foi a primeira vez em que o COTP conquistou o título nas três categorias da competição.

Na categoria Sub 17, o C.E. Vila Guarani/ Multiforça empatou com o Centro Olímpico em 0 a 0 no tempo normal. Nos pênaltis, o COTP venceu a equipe adversária por 4 a 2, com duas defesas da goleira Carla. No Sub 15, a ADECO venceu a final contra o Valinhos por 2 a 0, com gols de Ana Jéssica.

“Fizemos um excelente campeonato, mas não fizemos um bom jogo nesta quarta-feira”, analisou o técnico do COTP no Sub 17, Jonas Urias. No momento crucial da partida, Carla destacou-se. Antes das penalidades máximas, Urias demonstrou que confiava nas defesas da goleira, que também atua na Seleção Brasileira Sub 17: “eu sabia que ela cresceria naquele momento, pois a Carla é experiente, além de ser muito boa tecnicamente”, afirmou o treinador. No ano passado, a equipe Sub 17 do Centro Olímpico foi eliminado nas quartas de final neste campeonato.

Tricampeão no Sub 15, o Centro Olímpico disputou o título da Taça Feminina com um adversário conhecido. No histórico do confronto entre ADECO e Valinhos, já aconteceram quatro partidas, com três vitórias do COTP e um resultado favorável ao time do interior. Segundo Lucas Piccinato, esses elementos ajudaram na conquista da competição: “conhecíamos as atletas mais qualificadas e sabíamos quem deveríamos marcar. Por outro lado, elas também conheciam muito bem nossos pontos fortes. Tudo isso tornou esse encontro interessante”, afirma. “Evoluímos muito ao longo da temporada e chegamos à final com um nível muito alto. Conseguimos ditar nosso ritmo de jogo e manter uma boa posse de bola”, finaliza Piccinato.

A continuidade do trabalho nas categorias de base do Centro Olímpico foi determinante para o êxito na Taça Cidade de São Paulo de Futebol Feminino em 2013, segundo os dois treinadores. “Hoje em dia, já conhecemos em qual nível técnico as atletas chegam aqui. A partir daí, conseguimos desenvolver nosso trabalho”, conta Lucas Piccinato. “Tínhamos certeza de que trabalharíamos muito para conquistar esses resultados. Tudo o que aconteceu nesta temporada foi resultado de muito trabalho e um pouco de sorte”, relata Jonas Urias. A comissão técnica das categorias de base do COTP não teve alterações desde 2011.

A competição

Criada em 2008, a Taça Feminina é utilizada como base para convocações das categorias de base da Seleção Brasileira. A competição inspirou a criação da categoria Sub 13 no selecionado nacional.

Em 2013, a Taça Cidade de São Paulo de Futebol Feminino contou com 36 equipes do Estado de São Paulo. A competição teve 24 rodadas e pouco mais de 60 partidas. Na última edição da Taça Cidade de São Paulo de Futebol Feminino, o Tiger/Luso Brasileiro foi campeão na categoria Sub 13. O Centro Olímpico foi a melhor equipe na categoria Sub 15. No Sub 17, as meninas da Vila Guarani venceram a competição.

Clique aqui e saiba mais informações sobre a Taça Cidade de São Paulo de Futebol Feminino

Saiba como jogar nas equipes de futebol feminino do Centro Olímpico em 2014

Texto:

Juliana Salles - jsalles@prefeitura.sp.gov.br

Fotos: Lira/ Blog Futebol Feminino

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!