Dia da Bocha é comemorado em 14 de dezembro

CE Mané Garrincha e CDC Serra Morena são alguns dos locais que oferecem a prática gratuita da modalidade

No próximo domingo (14) comemora-se o dia da Bocha. O primeiro registro do esporte é datado de alguns séculos antes de Cristo. A modalidade já faz parte das Paraolimpíadas desde 1984, mas ainda é pouco conhecida entre os brasileiros.

O esporte é jogado por duas ou três equipes e a quantidade de bolas varia entre quatro e seis, de acordo com o número de participantes. A ideia é lançá-las sobre a cancha. Ganha quem deixar o lançamento mais próximo do “bolim” (uma bola menor) ou remover a de seu oponente de perto. A modalidade chegou ao Brasil através dos imigrantes italianos. Os estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que receberam grandes concentrações de imigrantes vindos da Itália, foram responsáveis pelo início do esporte no Brasil. O país recebeu bem a nova modalidade, que hoje é praticada em diversos clubes, centros comunitários e praças. José Mazzer, mais conhecido como Zé do Salto, é um dos maiores jogadores de bocha do Brasil. Entre muitas vitórias, já conquistou cinco títulos dos Jogos Abertos do Interior e dez Campeonatos Brasileiros.

Localizado no centro de São Paulo, o CDC Serra Morena é conhecido por suas canchas de Bocha. Aos finais de semana, o Clube da Comunidade recebe os moradores da região de diversas idades para a prática. Jurandy Gomes (63) adora o espaço e considera o clube como um local de encontro com a família. “Eu venho aqui aos domingos jogar bocha e sempre encontro os meus filhos que veem para o CDC jogar futebol”. João Leite Guimarães (71) joga bocha há 42 anos e mesmo assim não se considera um bom jogador. “Jogo desde a década de 70, mas ainda não aprendi a jogar. Fazer o que, né? Eu sou um velho jogador e não um jogador velho. A bocha é um jogo que me dá prazer na vida”, afirma Guimarães.

Paraolimpíadas

A bocha estreou nas Paraolimpíadas em 1984, em Nova Iorque, com partidas individuais no feminino e masculino. Quatro anos depois, em Atlanta, foi incluído o jogo em duplas. A primeira medalha paraolímpica brasileira veio no Lawn Bowls, um tipo de bocha na grama. Róbson Sampaio de Almeida e Luiz Carlos “Curtinho” ganharam prata em 1972, nos Jogos de Heidelberg, Alemanha.
Competem na bocha paraolímpica paralisados cerebrais severos que utilizam cadeira de rodas. O objetivo do jogo é lançar bolas coloridas o mais perto possível de uma bola branca chamada de jack (conhecida no Brasil como bolim). É permitido o uso das mãos, dos pés ou de instrumentos de auxílio para atletas com grande comprometimento nos membros superiores e inferiores. Há três maneiras de se praticar o esporte: individual, duplas ou equipes.

O Clube Esportivo Municipal Mané Garrincha, também conhecido como Centro Esportivo Ibirapuera, junto ao Clube dos Paraplégicos de São Paulo (CPSP), oferecem aulas de bocha paraolímpica à população. Os interessados devem fazer a carteira do clube no próprio local. É preciso cópias do RG e comprovante de residência, duas fotos 3x4 e um atestado que comprove a aptidão para a prática do esporte.

A data

Conforme a Leis Municipais Nº 11.525 de 5 de maio de 1994 e Nº 14.485 de 19 de julho de 2007, o Dia da Bocha foi criado para ser festejado com a promoção de festividades esportivas, palestras, seminários e exposições sobre a bocha, inicialmente no âmbito da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação da capital paulista.

Texto e foto 1:

Renata Simond - rsimond@prefeitura.sp.gov.br

Foto 2: Arquivo SEME

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!