Paulistanos contribuem para políticas públicas voltadas ao esporte nacional

Conferência Municipal do Esporte, que antecede a etapa estadual e nacional, deve endossar, entre outras sugestões, o Clube Escola


Da redação

O futuro do esporte está na pauta dos eventos da cidade de São Paulo. No próximo domingo (dia 21), das 8h às 18h30, acontece a Etapa Municipal da III Conferência Nacional do Esporte, no Palácio das Convenções do Anhembi. "Esta é a maneira mais democrática de discutir, aprimorar e implementar políticas públicas de estado que valorizem o esporte na sua maior vocação, que é ser uma ferramenta eficiente de educação , e São Paulo tem muito a contribuir com o país neste sentido", afirma Walter Feldman, secretário de Esportes, Lazer e Recreação da capital.

O objetivo do encontro realizado pela Secretaria com o apoio do Ministério do Esporte e diversas organizações esportivas da capital é contribuir para a elaboração de políticas públicas voltadas ao esporte que poderão ser aplicadas em todo o país. Em junho, Brasília será a sede do evento nacional reunirá as propostas das cidades e estados que realizaram suas etapas da Conferência. "O Brasil deve se preparar para realizar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 da melhor maneira possível. Porém, o mais importante é o que vai ficar depois disso. O planejamento deve levar em conta toda a estrutura que será construída e poderá ser aproveitada nos próximos 20, 30 anos, não apenas até 2016.", acrescenta Feldman.

Em sua primeira edição, a Conferência teve 800 inscritos, na segunda, 1.200 e nesta, a expectativa é que participem 2.500 pessoas. Ao todo, 56 entidades, associações esportivas, federações (futebol, vôlei, basquete, ginástica, handebol, judô, tênis, natação, tênis de mesa...) vão endossar e recomendar à Conferência Estadual, depois Nacional, o Clube Escola, principal programa da secretaria, que hoje conta com 106 unidades e atende 300 mil pessoas (incluindo as 35 mil crianças da rede pública de ensino), oferecendo esporte, lazer e educação como atividade complementar às da sala de aula.

Qualquer cidadão pode participar da Conferência, basta se inscrever no site www.conferenciadoesportesp.com.br.