Jogadores do Audax-SP realizam avaliações físicas no Centro Olímpico

Procedimentos serão repetidos trimestralmente no Laboratório de Fisiologia do Esporte

No mês de dezembro, o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) abriu as portas para uma equipe de futebol masculino da cidade de São Paulo. Durante uma semana, onze jogadores do Audax-SP foram submetidos a avaliações físicas no Laboratório de Fisiologia do Esporte do COTP.

 

“Fizemos dois tipos de avaliação física: uma relacionada a composição corporal, em um equipamento chamado DEXA, onde conseguimos ver quanto cada jogador tem de gordura e massa muscular; e a ergoespirometria, que avalia a aptidão aeróbia e cardiorespiratória, o que é importante para manter a resistência do atleta no momento de jogar futebol”, explica o fisiologista Thiago Lopes.

 

A estrutura oferecida pelo Laboratório de Fisiologia do Esporte foi determinante para a escolha da comissão técnica do Audax-SP: “queríamos um centro de Avaliação que tivesse uma tecnologia em aparelhos de alta qualidade e um staff com experiência nas avaliações. No Centro Olímpico podemos encontrar essa estrutura que nos permite um trabalho mais fidedigno”, esclarece Wagner Bertelli, preparador físico da equipe.”

 

Primeiro ano na elite no futebol paulista, primeira avaliação fora do Centro de Treinamento do Audax. Com o acesso à série A1 do Paulistão e o vice-campeonato na Copa Paulista, o principais objetivos da comissão técnica são otimizar os treinamentos e conquistar resultados ainda melhores em 2014. “Esse trabalho serve para detectar de forma direta o estado físico dos atletas. A partir daí poderemos prescrever os treinamentos respeitando a individualidade e performance de cada um”, afirma Bertelli.

 

Os resultados podem apontar a necessidade de treinos direcionados e melhoria da dieta de cada atleta. Na ergoespirometria, é possível detectar problemas relacionados à resistência física do jogador. “Se esses testes forem repetidos, conseguimos acompanhar o que está acontecendo com cada atleta, de acordo com as intervenções que o preparador físico e a comissão técnica estão propondo”, exemplifica Thiago Lopes, fisiologista do COTP.

 

Questionado sobre a periodicidade desses procedimentos, o preparador físico do Audax-SP confirmou a continuidade do trabalho: “faremos uma reavaliação a cada 3 meses, tempo necessário para que haja uma evolução nos resultados obtidos. Tudo indica que em 2015 faremos também essas avaliações, mesmo sabendo que no futebol o planejamento tem que ser flexível, podendo sofrer algumas alterações”, lembra Wagner Bertelli.

 

Garoto audacioso

Fundado em 2004, o Audax-SP chamava-se Pão de Açúcar Esporte Clube (PAEC) até 2011. O clube já venceu o Campeonato Paulista nas categorias Sub 17 (2008) e Sub 15 (2012). No profissional, o time foi vice-campeão da Copa Paulista nas duas últimas temporadas, além de conquistar o terceiro lugar na série A2 do Paulistão. Com o resultado, o Audax-SP vai disputar a primeira divisão do futebol paulista em 2014. A expectativa do Azulão da Capital, apelido do time, é otimista: “Queremos fazer um belo campeonato e chegar longe. Todo jogador gosta de enfrentar times grandes. Estamos nos preparando bem para encará-los de igual para igual”, declara Rafinha, atacante da equipe do garoto audacioso, mascote do Audax.

 

Em setembro de 2013, o Grupo Pão de Açúcar, responsável pelo Audax-SP e Audax Rio, colocou as equipes a venda. O Grêmio Osasco, time da região metropolitana de São Paulo, comprou o time paulistano. Com a negociação, o novo nome da equipe paulistana será “Grêmio Osasco Audax”.

Texto e foto:

Juliana Salles - jsalles@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!