Participar da Gonzaguinha é melhor opção de preparação para a São Silvestre

Atletas de várias categorias correram juntos para garantir um bom desempenho na competição internacional que acontece no último dia do ano.

A Gonzaguinha é uma das mais importantes corridas do calendário do atletismo paulista. Ela acontece no segundo domingo do mês de dezembro. É considerada e utilizada por muitos atletas como uma das principais etapas de preparação para a Corrida Internacional de São Silvestre, já que as duas têm percurso de 15km e são realizadas com apenas algumas semanas de intervalo. Os 10 primeiros colocados em cada categoria garantem vaga no pelotão de elite do dia 31 de dezembro.

Neste ano o brasileiro Israel dos Anjos foi o vencedor da 47ª edição da Corrida Sargento Gonzaguinha. Após seis vezes vice-campeão, o soldado da policia conquistou o primeiro lugar. Já o título feminino ficou para a tanzaniana Failuna Abdi Matanga, que não teve dificuldades para superar o ritmo de suas adversárias.

A corrida teve seu início e fim na Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo, localizada na Av. Cruzeiro do Sul, 548, Canindé. O percurso passou por importantes vias da Zona Norte como Marginal Tietê, Olavo Fontoura (Avenida do Sambódromo do Anhembi e do Aeroporto Campo de Marte) e Av. Presidente Castelo Branco (Sabesp).

A competição foi dividida nas seguintes categorias: atletas com deficiência, elite, elite especial (exclusivo para policiais militares), atletas categoria geral. A elite feminina e os atletas cadeirantes (masculino e feminino) largaram às 7h30min e os demais às 7h40min.

História

Gonzaguinha

A corrida recebeu o nome de Sargento Gonzaguinha em homenagem a Luiz Gonzaga Rodrigues, sargento da Polícia Militar e que foi um nome importante do atletismo nacional na década de 40. Campeão brasileiro e recordista em diversas provas de meia-distância, Gonzaguinha foi duas vezes vice-campeão da São Silvestre. A Prova Pedestre Sargento Gonzaguinha é organizada pela Escola de Educação Física da Polícia Militar e faz parte da semana de comemoração de aniversário da instituição.

São Silvestre

A Corrida de São Silvestre nasceu em 1924, quando o jornalista Casper Líbero voltava de uma viagem à França. Maravilhado por uma corrida noturna com tochas que presenciou lá e apaixonado por esportes, ele resolveu promover o evento no mesmo ano em São Paulo.

Na primeira edição da corrida apenas quarenta e oito dos sessenta competidores compareceram. Em 1975 a ONU declarou o Ano Internacional da Mulher, este fato impulsionou a criação da modalidade feminina para integrar a competição na edição daquele ano.

Quando a corrida passou a ter exatos 15 mil metros, em 1991, a Associação Internacional das Federações de Atletismo incluiu a São Silvestre no calendário internacional de provas de rua.

Texto:

Ana Paula Silva - anaraimundo@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!