Prática do handebol completa 74 anos em São Paulo

Modalidade é oferecida em centros esportivos municipais e no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa

Criado no início do século XX, o handebol é praticado oficialmente há 74 anos na cidade de São Paulo. Em ascensão no Brasil depois da conquista inédita do Mundial da Sérvia, a modalidade é oferecida em quatro centros esportivos municipais e no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP).

Esse esporte surgiu durante a Primeira Guerra Mundial. A invenção da modalidade é atribuída ao professor Karl Schelenz, da Escola Normal de Educação Física de Berlim, Alemanha. As primeiras partidas eram disputadas entre mulheres e sediadas nos arredores da capital alemã.

Em pouco tempo, os homens também começaram a praticar handebol e o esporte se espalhou por toda a Europa. A Federação Internacional de Handebol Amador foi criada em 1927. Na época, os times de handebol tinham 11 jogadores. A estreia da modalidade nos Jogos Olímpicos aconteceu em 1936. A ocasião ficou marcada na história esportiva, pois foi a única vez em que se disputou o handebol de campo (com equipes de 11 jogadores) nas Olimpíadas. A estreia dos times femininos aconteceu apenas nos Jogos Olímpicos de Montreal (Canadá), em 1976.

A partir de 1946, a prática do handebol de salão foi oficializada com times de sete jogadores. Nesse mesmo ano, foi criada a Federação Internacional de Handebol (FIH), que ficou na Suécia até 1950. Atualmente, a sede da FIH fica na Suíça.

No Brasil, a prática do handebol ficou restrita à cidade de São Paulo até a década de 1960, quando o professor Augusto Listello apresentou o handebol a outros educadores durante um curso internacional em Santos. A modalidade chegou no país cerca de 30 anos antes, por meio de imigrantes alemães. Desde 1971, o handebol faz parte dos Jogos Estudantes e Jogos Universitários Brasileiros (JEBs e JUBs). Para relembrar a data em que a Federação Paulista de Handebol foi inaugurada (26/01/1940), a Prefeitura de São Paulo instituiu a Lei 14.485, de 19 de julho de 2007.

Das escolas para as quadras internacionais

Considerado um dos esportes mais praticados em escolas de nível fundamental e médio do Brasil, o handebol nacional vive um momento dourado. Em dezembro de 2013, a seleção feminina conquistou, de forma inédita e invicta, o Campeonato Mundial. Em 2012, a ponta-direita Alexandra Nascimento foi eleita a melhor jogadora do mundo.

Para as atletas que têm interesse em jogar profissionalmente, o Centro Olímpico oferece esta oportunidade. Garotas nascidas entre 1998 e 2003 podem comparecer ao COTP às terças e quintas-feiras, às 08h30 ou 14h, para participarem de uma seletiva. Na última temporada, as jogadoras do Centro Olímpico foram vice-campeãs na Copa Pinheiros Cadete e no Campeonato Paulista Juvenil. Na categoria júnior, as meninas ficaram em terceiro lugar no Campeonato Paulista.

Além do treinamento de alto rendimento, é possível praticar handebol gratuitamente nos Centros Esportivos de Pirituba, Parque do Carmo, Vila Guarani e Campo Limpo.

Saiba mais sobre o handebol
 

Texto:

Juliana Salles - jsalles@prefeitura.sp.gov.br

Foto: Arquivo SEME

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!