Centro Olímpico recebe a abertura dos Jogos Mundiais da Cidade de São Paulo

As 32 subprefeituras deram uma prévia do que podemos esperar para a competição de 2014

 No ultimo sábado (15), aconteceu no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) a abertura do maior campeonato amador do Brasil: Os Jogos Mundiais da Cidade de São Paulo. O evento foi marcado pela apresentação das 32 subprefeituras, que por meio de um desfile representaram o país proposto para cada, escolhido por meio de afinidades, interesse ou sorteio.

A respeito da importância do evento, pronunciaram-se o Ministro do Esporte; Aldo Rebelo, o Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação; Celso Jatene, o Vereador; Orlando Silva, o representante da Secretaria Estadual de Esporte; Isaias Rossi e a Vice-Prefeita Nádia Campeão, que após seu discurso, decretou a abertura dos Jogos.

Aldo Rebelo, Ministro do Esporte, enxerga nos Jogos Mundiais da Cidade de São Paulo uma oportunidade de revelar novos talentos, motivando o esporte entre a juventude. Em relação a cada Subprefeitura e a representação de cada país feita por elas, o Ministro declarou que “São Paulo homenageia o maior evento do planeta, que é a Copa do Mundo”. Para ele, essa aproximação por meio dos Jogos da Cidade prepara a população para o evento que ocorrerá em Junho.

Alguns representantes de consulados e embaixadas, subprefeitos e personalidades estiveram prestigiando o início competição. O Jornalista da TV Gazeta, Chico Lang, que apoia a iniciativa, declarou a sua importância para a sociedade paulistana. “Os Jogos Mundiais da Cidade de São Paulo são uma iniciativa maravilhosa proposta pelo Secretário em prol da população, principalmente os jovens. Quanto mais se investe em esportes e lazer, menos podemos observar o uso de drogas e violência por este público”, afirma.

Para Salvatore Costanzo, Diretor para a América Latina da ENIT (Agência Nacional Italiana de Turismo) a representação de cada Subprefeitura por um país é muito importante. “Sabemos que no bairro da Mooca há muitos italianos e descendentes desses povos. A partir do momento em que esta Subprefeitura representa a Itália podemos aproximar a cultura italiana para estes jovens que são descendentes - ou não - e desconhecem as tradições.”

 

 


O Desfile

As delegações tiveram a missão de se apresentar para todos os presentes, divulgando a sua Subprefeitura e o país a qual representa. Com muita música, danças, encenações, vestuário típico, bandeiras, gritos de guerra, manifestações culturais, sincronia e muita animação os representantes puderam conquistar o público e o jurados.

Quem esteve presente pode contemplar as artes marciais da “Coreia do Norte”, a animação das “Nonas” da “Itália”, o grito de guerra do “Chile”, os “Mariachis” do México, a banda do “Uruguai”, a mitologia da “Grécia” e a “baiana”, representando as cores do Brasil.

Os quesitos utilizados para a banca avaliadora foram: Bandeira da Subprefeitura e do País representado, vestimenta e trajes característicos. Caso fizessem um belo espetáculo, mas não mostrassem o que fora proposto sairiam em desvantagem em relação às outras na contagem dos pontos.

Nice Marina Gonçalves, 84, Coordenadora do Grupo da Melhor Idade - Serra Morena foi uma das “Nonas” que animaram a “Delegação Italiana”, representada pela Subprefeitura da Mooca. “Os jogos da cidade são uma melhoria para saúde, ocupação e lazer de cada participante. Para nós é um prestigio participar de um evento como esse”, declara.

 

Os Jogos Mundiais da Cidade de São Paulo

Com mais de 3 mil equipes inscritas, divididas entre masculinas e femininas, a 12ª edição dos Jogos Mundiais da Cidade, organizada pela Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer promove a integração sociocultural por meio do esporte.

Considerado o maior evento amador do Brasil, diversos talentos são revelados pelas modalidades futebol de campo, futsal, basquete, voleibol e handebol. No decorrer do ano acontecem os festivais de xadrez, tênis, capoeira, vôlei de areia e bocha.

Por 2014 abrigar um evento de suma importância em solo brasileiro - a Copa do Mundo, a competição passou por uma alteração em seu calendário, interrompendo suas atividades nos meses de junho e julho. De Novembro a Dezembro as melhores equipes são reveladas e premiadas por todo esforço realizado no decorrer do ano.


Mais informações: www.jogosdacidade.prefeitura.sp.gov.br

Texto:Ludmilla Florencio - ljflorencio@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Francisco Pinheiro fbpinheiro@prefeitura.sp.gov.br


Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!