Copa SP14: seleções vão para o tudo ou nada

Campeonato entre subprefeituras terá rodada decisiva no próximo sábado (29)

Das trinta e duas seleções que disputam a Copa SP14, cinco garantiram a vaga para a próxima fase. As demais vão para o tudo ou nada na última rodada, que será na manhã de sábado (29). Com duas vitórias, Grécia/Lapa, Inglaterra/Freguesia do Ó, México/Pirituba, Bélgica/Santana e Colômbia/Guaianases jogarão sem o peso da necessidade de vencer. Apenas o grupo D já definiu os dois classificados. Nos outros sete grupos, o campeonato está aberto.

A Copa SP14 é organizada pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, como parte das ações da cidade de São Paulo para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. São 32 seleções formadas pelos melhores jogadores das subprefeituras, cada uma representando os países participantes do mundial da FIFA. “Não é um campeonato entre times, mas entre seleções formadas em peneiras e seletivas coordenadas por técnicos e supervisores de esportes de cada subprefeitura paulistana”, enfatiza Fábio Brandão, coordenador técnico da Copa SP14. O limite máximo de idade dos jogadores é 14 anos.

Para definir qual subprefeitura iria representar cada país, foram adotados três critérios: afinidade cultural, como a existência de colônia estrangeira na região — caso de Santo Amaro e Alemanha –; projeto social em desenvolvimento, o que acontece apenas entre a Holanda e a subprefeitura de Ermelino Matarazzo; e sorteio. O Brasil será representado pela Sub Jaçanã/Tremembé, vencedora dos Jogos da Cidade em 2013.

Disputada nos mesmos moldes que a Copa do Mundo da FIFA, a Copa SP14 tem como objetivo, além da prática esportiva, promover a integração entre esses garotos com a cultura desses países e o clima do mundial de futebol. As partidas finais serão no Pacaembu, em 3 de maio. “Mais importante que os resultados é a possibilidade de aproximação cultural entre as comunidades de toda a cidade e esses países que virão para a Copa. São 680 garotos de todos os cantos da capital, motivados pela prática esportiva associada ao mundial de futebol”, lembra o secretário municipal de Esportes, Celso Jatene. Alguns consulados, embaixadas ou câmaras de comércio fizeram questão de conhecer as equipes, além de fornecer materiais informativos, brindes ou mesmo o uniforme da garotada.

Confira a tabela de jogos da terceira rodada em alta resolução

Copa SP14: análise grupo a grupo

Grupo A — Com duas derrotas, apenas os Estados Unidos/Parelheiros não tem mais chance de classificação. Costa do Marfim/Cidade Ademar e França/Capela do Socorro têm quatro pontos, enquanto Portugal/M´Boi Mirim tem três. O clássico europeu entre França e Portugal promete ser o mais disputado. Costa do Marfim passa, se vencer os americanos.

Grupo B – Totalmente indefinido, as quatro seleções têm condições de classificação. Argélia/Jabaquara tem quatro pontos e saldo positivo de um gol; Alemanha/Santo Amaro também tem quatro pontos e dois gols de saldo. Já o Japão/Ipiranga e Espanha/Vila Mariana, que se enfrentarão, têm as mesmas condições: um ponto e saldo negativo de dois gols.

Grupo C – A Grécia/Lapa com duas vitórias já garantiu passagem para a próxima fase. No sábado pela manhã, Chile/Campo Limpo e Honduras/Pinheiros entrarão em campo para decidir a segunda vaga; Gana/Butantã, derrotada duas vezes e com saldo negativo de 18 gols, não tem mais chances de classificação.

Grupo D Inglaterra/Freguesia do Ó e México/Pirituba, com duas vitórias cada, irão se enfrentar já classificados para a próxima fase. Na outra partida, Argentina/Perus e Irã/Casa Verde tentarão ao menos uma vitória nesta primeira fase.

Grupo E – É o grupo do Brasil/Jaçanã que tem apenas um ponto, conseguido com o empate com a Suíça/Sé. A Bélgica/Santana, com duas vitórias e seis pontos está em situação mais cômoda e vai encarar justamente do Brasil no próximo sábado. Na outra partida, Austrália/Vila Maria, com três pontos, pegará os suíços. Para o Brasil, só interessa a vitória — e torcer pela Suíça.

Grupo F – Outro grupo bem equilibrado. Costa Rica/Aricanduva e Itália/Mooca têm quatro pontos. Croácia/Vila Prudente vem com três e a Rússia/Sapopemba não conseguiu pontuar. Para passarem de fase só resta aos croatas bater a “squadra azurra”. Em caso de empate, ganha ainda mais importância o confronto entre Costa Rica, que não está garantida, e Rússia.

Grupo G – Tudo pode acontecer. O Equador/Itaquera tem seis pontos e enfrentará o Uruguai/São Miguel, que tem três e quer passar de fase. Na outra partida, Holanda/Ermelino Matarazzo, com três pontos, pegará a Coréia do Sul/Penha — único que não tem mais chances. A depender dos resultados, os classificados serão definidos pelo saldo de gols.

Grupo H – Disputa acirrada pela segunda vaga. A primeira já foi garantida pela Colômbia/Guaianases, com seis pontos. No próximo sábado o confronto direto entre Nigéria/Itaim Paulista e Bósnia/São Mateus definirá a outra vaga. Camarões/Cidade Tiradentes, com duas derrotas, não tem mais chances.

Confira a tabela de classificação da Copa SP14:

Clique aqui e confira a imagem ampliada da tabela

Contatos:

(11) 3396-6574/ 6509/ 6575
esportessaopaulo@prefeitura.sp.gov.br