Centro Olímpico se destaca por grandes conquistas no atletismo

COTP conquista o vice Campeonato Brasileiro Interclubes Juvenil de Atletismo e o título de campeão geral no feminino

 

O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa conquistou o título de campeão geral na categoria feminina com 4 ouros, dois da atleta Mirna Marques da Silva, um de Natália Dias Passos e outro com a prova do revezamento 4x100m, com as atletas Mirna, Marina Padilha, Won Jin Gisele e Amanda Beatriz, que bateram um recorde da competição. Com a prova dos 800 metros, a prata ficou com a atleta Caroline Alves Dias, e os cinco bronzes foram de Bianka Paular no salto com vara, Natália Dias Passos na corrida dos 1.500 metros, Gabriela Araújo com a prova dos 100 metros com barreiras, Janaína Lima com a corrida de 3.000 metros, e outra com a prova do revezamento 4 x 400m.

A conquista do Centro Olímpico com o vice-campeonato do Campeonato Brasileiro Interclubes Juvenil de Atletismo é uma grande vitória para Victor Fernandes, Supervisor do Atletismo. “Isso confirma o excelente trabalho que fazemos, e estamos treinando muito para ficar entre os melhores do país.”

Em relação aos treinamentos e ao desempenho de Mirna, o Supervisor do Atletismo afirma que são intensos, de segunda a sábado, e que só melhorou desde sua entrada. “Ela começou na escola, e rapidamente foi treinar com o grupo de velocidade. Fez um teste muito bom quando entrou, nós fomos acompanhando o seu desenvolvimento e subimos ela para o grupo de provas para competir no Campeonato Brasileiro, em um torneio seletivo do Campeonato Mundial, e ficou com a medalha de bronze nos 100 e 200 metros, qualificando-a para competir no Campeonato Mundial.”

A escola não tem separação por grupos de modalidades e provas, ou seja, todos fazem todas as provas, para que seja identificado com aproximadamente 15 ou 16 anos qual o grupo de prova que o atleta melhor se encaixa.

Mirna Marques da Silva, atleta há 1 ano e meio do Centro Olímpico, mesmo sendo atleta da categoria menor já garantiu uma vaga na competição que será nos EUA entre os dias 22 e 27 de julho.

O COTP obteve um índice para o Campeonato Mundial Juvenil com a atleta, que abaixou sua marca nos 100 metros rasos de 11”73 para 11”69. “Para o atleta é um incentivo, e buscamos sempre melhorar.”

O gosto pela corrida veio desde pequena, e Mirna participava de competições infantis, mas sua força de vontade foi crescendo e passou a buscar clubes para treinar. “Primeiro fui para o Clube Espéria que fiquei durante 4 meses, fiquei parada por 3 anos e depois fui para o Esporte Clube Pinheiros, mas fiquei só 2 meses por conta de um cisto no ovário, que me fez parar os treinos durante 3 meses.” Quando se recuperou, a atleta foi indicada para treinar no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa.

Texto: Bianca Horimoto - bhorimoto@prefeitura.sp.gov.br

Foto: Arquivo SEME

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!