Copa do Mundo terá final inédita em São Paulo

No Pacaembu, Costa do Marfim e México disputarão o título da Copa SP14, campeonato organizado pela Prefeitura como parte do mundial da FIFA

Após 49 dias e 62 jogos a Copa SP14 chega a sua grande final. Durante quase dois meses, 680 meninos de 13 e 14 anos entraram em campo pela vitória e representaram as 32 subprefeituras paulistanas e os 32 países que participarão da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Neste período de grandes experiências e emoções, os invictos México (Pirituba) e Costa do Marfim (Cidade Ademar) conquistaram seus lugares na final. A disputa de terceiro lugar será feita por Nigéria (Itaim Paulista) e Austrália (Vila Maria/Vila Guilherme). A primeira partida acontecerá neste sábado (3), às 8h. A final será às 9h, ambas no estádio Paulo Machado de Carvalho, o famoso Pacaembu.

A equipe de Cidade Ademar começou a competição com um empate contra a França (Capela do Socorro) em 2 a 2. Das seis partidas disputadas pelos africanos ao longo da Copa, quatro resultaram em 2 a 1. No total, os representantes da zona sul marcaram 13 gols.

A seleção de Pirituba (México) ficou conhecida pelas goleadas. Só na primeira fase, os garotos da zona noroeste marcaram 15 gols. Uma disputa nos pênaltis contra Honduras (Pinheiros), uma vitória pelo placar mínimo contra a França (Capela do Socorro) e uma nova goleada por 4 a 0 contra a Austrália (Vila Maria/ Vila Guilherme) levaram a equipe para o Pacaembu. Os mexicanos têm ainda a melhor defesa do campeonato. Em seis partidas, a equipe balançou as redes adversárias por 23 vezes e ainda não levou nenhum gol.

Intercâmbios e Surpresas

A Copa SP14 é realizada nos moldes da Copa do Mundo. No total são 32 subprefeituras que representam cada um dos um dos países do Mundial. Realizada pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME), a competição foi marcada por intercâmbios culturais, surpresas dentro de campo e torcidas animadas. Antes do início do torneio, os atletas tiveram contato com a cultura do país que representaram. Materiais informativos, uniformes e palestras foram algumas das contribuições dadas por consulados, embaixadas e câmaras de comércio das nações participantes da Copa do Mundo.

Seleções tradicionais como Brasil (Jaçanã), Espanha (Vila Mariana) e Inglaterra (Freguesia do Ó) foram eliminadas na primeira fase da competição. A empolgação da torcida da Holanda, a defesa do México e os destaques africanos começaram a despontar na Copa SP14. Argentina (Perus), Itália (Mooca) e Alemanha (Santo Amaro) caíram nas oitavas de final. Holanda (Ermelino Matarazzo) e França (Capela do Socorro) foram eliminadas nas quartas de final.

Nas semifinais, restaram quatro seleções que nunca ganharam o título mais importante do mundo do futebol. Garotos da Nigéria (Itaim Paulista), Costa do Marfim (Cidade Ademar), México (Pirituba) e Austrália (Vila Maria) promoveram encontros inesperados para a versão adulta da Copa do Mundo. As duas partidas foram no estádio do Juventus, como parte das comemorações dos 90 anos, completados em abril.

Muitos gols

Em toda competição há sempre destaques que fazem a diferença dentro de um time. O artilheiro da competição, até então, é André Coutinho, do Chile, com 7 gols. Mateus Monteiro, do México, vem em segundo lugar com 5 gols, e pode se consagrar como o maior goleador da competição, caso balance as redes nesta final.

A média de gols feitos pelo time da Costa do Marfim foi de 1,57 por partida. O México dispara com 3,57, logo em seguida vem a Nigéria com 2,43 e Austrália com 1,14. O melhor ataque e a melhor defesa da competição são representados pela seleção latino-americana, com 23 gols marcados e nenhum sofrido. O gol mais rápido foi feito por um “australiano”, André Araújo, a 1’16’’.

Os jogos são disputados pelos meninos, mas fora das 4 linhas há uma grande comissão organizadora, composta por técnicos, preparadores físicos, time da arbitragem e mesários. Mesmo atuando nos bastidores, estas pessoas foram responsáveis por todo percurso do campeonato.

A grande final da Copa SP14 guarda grandes curiosidades em relação ao histórico de competições oficiais destes países envolvidos. Austrália e Nigéria se enfrentaram apenas uma vez, pelos registros da FIFA, em um amistoso, no ano de 2007. Neste confronto, o time australiano saiu vitorioso, com um placar de 1 a 0.

México e Costa do Marfim também se enfrentaram apenas uma vez, como consta no histórico da Federação Internacional de Futebol. O amistoso de 2013 foi marcado pela vitória do time da América latina, que goleou o africano por 4 a 1.

Caminho dos times que chegaram à final:

Costa do Marfim:

Primeira fase:
2 a 2 – França/Capela do Socorro
2 a 1 – Portugal/ M’Boi Mirim
3 a 1 – Estados Unidos/ Parelheiros

Oitavas de final:

2 a 1 – Argélia/ Jabaquara

Quartas de final:
2 a 1 – Grécia/ Lapa

Semifinais:
2 a 1 – Nigéria/ Itaim Paulista

México:

Primeira fase:

6 a 0 – Argentina/ Perus
9 a 0 – Irã/ Casa Verde
3 a 0 – Inglaterra/ Freguesia do Ó

Oitavas de final:
(4) 0 x0 (1) – Pinheiros/ Honduras

Quartas de final:
1 a 0 – França/ Capela do Socorro

Semifinais:
4 a 0 – Austrália/ Vila Maria – Vila Guilherme

Serviço:

Final e Decisão do Terceiro Lugar da Copa SP14
Data: 03/05/2014
Horários:
Nigéria x Austrália – 8h
Costa do Marfim x México – 9h
Local: Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – Pacaembu
Endereço: Praça Charles Miller, s/nº

Entrada Franca

Credenciamento para imprensa

Os veículos interessados em realizar a cobertura da Copa SP14 devem enviar o nome completo dos integrantes da equipe, placa e modelo do carro até as 18h desta sexta-feira (02).

Contatos:

3396-6509/ 5084-4452