Começa a Taça Cidade de São Paulo de olho no Meio Ambiente

Felipe Araujo

Após a abertura da Taça Cidade de São Paulo, neste sábado (08), a competição começará de verdade. Na 1ª rodada da competição, 32 campos da cidade sediarão 112 jogos, envolvendo a série A e o Clube Escola.

O torneio que além de propor aos jovens atletas, a prática do futebol, também os incentiva a preservar e colaborar com o meio ambiente.Ao todo, são 112 entidades, distribuídas em 450 categorias, isso porque, cada equipe disputa a competição com uma, até quatro categorias. São elas: pré-mirim (9 e 10 anos), mirim (11 e 12 anos), infantil (13 e 14 anos) e juvenil (15 e 16 anos).

Há tempos que a organização do evento está engajada na conscientização dos jovens em relação ao meio ambiente, com isso, a cada ano o evento recebe avanços nesta empreitada.

Neste ano, a intenção é chegar mais longe. A criação da “Taça Mais Verde”, envolverá além dos atletas, as torcidas e até mesmo os ônibus que serão utilizados no transporte das equipes. Os envolvidos irão visitar os parques de sua região para exercer os cuidados com o uso da água, o plantio de árvores e gramas, para melhorar a drenagem, e tudo isso valerá pontuação para as equipes de maneira ainda a ser definida pela organização.

Em relação ao futebol, a primeira fase é regional. De cada grupo, jogando num sistema de turno e returno, se classifica um, ou dois times, dependendo da região e do número de vagas disponíveis.A partir daí, as 32 equipes jogam no chamado esquema ‘mata-mata’, até chegar ao campeão. Este método é aplicado igualmente para todas as categorias.Durante as vinte e uma edições anteriores, algumas equipes se destacaram neste importante campeonato. Tais como: Vila Maria, Estrela, Peixe Vivo, Botafogo de Guaianazes, César Sampaio, Jorge Bruder e Pequeninos do Jóquei.