Paulistanos passeiam em Pulmão Gigante no Parque das Bicicletas


Janaína Vieira

O Parque das Bicicletas recebeu na sexta – feira (dia 30), até ontem (2), uma exposição de um pulmão gigante que levou muitos paulistanos a conhecerem todas as características do órgão, e os principais problemas que o atingem.

O principal objetivo do evento foi alertar a população sobre as principais doenças respiratórias, a prevenção dessas e a importância do diagnóstico precoce.

A exposição educativa foi instalada em uma área de 300 m², aonde um inflável de 190m² reproduziu o pulmão humano permitindo ao público entrar pela traqueia e visualizar em cada parte do inflável, as texturas que simbolizam as doenças do órgão, oferecendo o máximo de realidade. Dentro do pulmão, havia sete compartimentos com doenças como Tuberculose, Asma, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), Doença Intersticial, Câncer, Pneumonia e Tabagismo.

A iniciativa foi realizada em parceria entre a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) e a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação. A visitação foi gratuita e fez parte da celebração do Ano do Pulmão, que vem sendo comemorado em 2010 por sociedades médicas em todo o mundo.