Paulistanos vão às ruas para participar da 16ª Maratona Internacional de São Paulo e a 5ª Corrida dos Trabalhadores

Janaína Vieira
Fotos: Paula Carpi

Muitos paulistanos começaram o mês de maio com muito entusiasmo para prática esportiva. No sábado de feriado (1), ao invés de ficarem em casa, muitas famílias e grupos de amigos participaram da 5ª Corrida dos Trabalhadores.

A prova foi realizada no Parque do Carmo, Zona Leste, a partir das 9h e ao todo, contou com 2.300 participantes. Também estiveram presentes o secretario de esportes, Valter Rocha, o deputado federal, Walter Feldman, o secretario do trabalho, Luiz Antonio de Medreiros. O percurso da competição era de 5k, 10k e caminhada de 5k.

No domingo (2), com 20 mil inscritos, número recorde de 25% a mais do que em 2009, foi realizada a 16ª Maratona Internacional de São Paulo. Além dos 42.195 metros, os atletas também poderiam fazer o percurso de 10K, 25K e caminhada de 3K - todas as provas tiveram a largada na Avenida Jornalista Roberto Marinho, no Brooklin, a partir das 8h10m (cadeirantes e handcycles).

A Maratona teve a participação dos melhores corredores de rua do País e convidados de alto nível do Exterior. A brasileira Marizete Moreira com uma ótima arrancada no final da prova garantiu o bicampeonato na Maratona Internacional de São Paulo. Na segunda posição ficou a queniana Margareth Okayo. A brasileira Adriana Aparecida, que ficou na terceira colocação, também deu um pique no final da prova, ultrapassando a alagoana Marily dos Santos que ficou na liderança na maior parte do tempo, mas acabou na quarta posição e para fechar o pódio, a etíope Debete Nega conquistou o quinto lugar.

Na prova masculina, Stanley Biwott foi o responsável por colocar o Quênia em vantagem no histórico diante dos brasileiros, com oito vitórias para o país africano na maratona, enquanto o Brasil segue com sete triunfos. Atrás de Stanley Biwott, que terminou a dois segundos do recorde da prova (2h11min21s), vieram os também quenianos Jonathan Kipkorir, segundo colocado, e Philip Biwott, terceiro na chegada. Em quarto lugar, o brasileiro Marcos Alexandre Elias da equipe do Cruzeiro e para fechar o pódio, José da Silva Mota.