São Paulo recebe a III Conferência Estadual do Esporte

Com o objetivo de consolidar o esporte e o lazer como política de Estado, um plano decenal será elaborado para ser discutido e aprovado na III Conferência Nacional do Esporte em junho


Rafael Castro Neto
Fotos: Paula Carpi

Foi realizada na tarde de hoje, 10/05, nas dependências do SESC Pinheiros, a III Conferência do Esporte do Estado de São Paulo. O encontro teve como finalidade elaborar o Plano Decenal de Esportes e Lazer, estabelecendo linhas estratégicas, ações, metas, responsáveis e prazos para o melhor desenvolvimento do esporte e lazer no Brasil nos próximos 10 anos.

Os principais seguimentos apresentados nos debates incluem consolidar o espaço de diálogo entre o estado e a sociedade, mobilizar municípios para aperfeiçoar a estruturação institucional e política de esporte e lazer, promover ampla mobilização, articulação e participação popular ao Plano Decenal, avançar na construção do Sistema Nacional e Estadual de Esporte e Lazer, consolidar as Políticas Nacionais e Estaduais do esporte e eleger os delegados (as).

Para a Conferência Estadual, 1.635 delegados foram convocados e, destes, 120 serão eleitos para a fase nacional.

O Plano Decenal deverá fundamentar-se nos princípios que balizam a Política Nacional do Esporte e que dialogam com os grandes objetivos da gestão pública do Governo Federal. O plano se estrutura sobre dez linhas estratégicas que contemplam os principais campos da gestão do esporte e lazer, são eles:

- Sistema Nacional de Esporte e Lazer
- Formação e Valorização Profissional
- Esporte, Lazer e Educação
- Esporte, Saúde e Qualidade de Vida
- Ciência, Tecnologia e Inovação
- Esporte de Alto Rendimento
- Futebol
- Financiamento do Esporte
- Infraestrutura Esportiva
- Esporte e Economia

No mês de março, a Secretaria Municipal de Esportes realizou a etapa municipal da Conferência, preparando todos os participantes para o encontro que foi realizado nesta tarde.