Atleta do Clube Escola Santo Amaro é Campeão Mundial de Boxe

Texto: Ricardo Monzillo
Foto: Paulo Dias

David Lourenço da Costa de 18 anos, atleta do Clube Escola Santo Amaro da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação da cidade de São Paulo conquistou de forma inédita o título de Campeão Mundial Juvenil de Boxe.

O torneio foi realizado de 22 de abril à 02 de maio, na cidade de Baku, no Azerbaijão quando derrotou Ahmad Mamadjanov, do Uzbequistão por 4 a 2. O atleta brasileiro lutou pela categoria meio-médio (até 69 kg) e venceu as seis lutas para atletas de 17 e 18 anos, até subir ao pódio e trazer para o Brasil a medalha de ouro.

A campanha de David Lourenço teve início com a vitória diante do boxeador Kyriakos Spanos, do Chipre por 8 a 0. Na segunda rodada, novo triunfo por 6 a 1 contra Nursahat Passiyev, do Turcomenistão. A terceira luta foi contra o atleta europeu Kamil Gardzielik, da Polônia e, de virada, David venceu por 6 a 2.

Contra o irlandês Christopher Blaney, a vitória por 9 a 2 garantiu no mínimo a medalha de bronze para o pugilista brasileiro. Mas David não iria parar por aí. Nas semifinais, em um difícil duelo, o paulista conseguiu mais uma virada, batendo o alemão Denis Radovan por 9 a 8.

Na final contra Mamadjanov (Uzbequistão), David começou em desvantagem, perdendo o 1º assalto por 1 a 0. Após empatar o confronto no 2º giro, o representante brasileiro ampliou o placar para 4 a 2 e venceu seu adversário de forma incontestável, sendo o melhor resultado de um pugilista nacional num Mundial até hoje.

Os técnicos, Claudio Aires e João Carlos sempre acreditaram em David. “Ele sempre foi determinado e disciplinado, o esforço valeu a pena”, concluiu Aires.
Para o jovem campeão, sua meta é continuar no boxe, “quero trabalhar muito para disputar a Olimpíada de Londres em 2012 e em casa, no Rio de Janeiro em 2016, levar o nome do meu país ao pódio novamente. “Fora do trabalho do Clube Escola, devo tudo ao meu pai que é o meu ídolo”, finalizou David Lourenço Costa.