Zona Oeste de São Paulo amanhece em movimento

No Dia das Crianças, mais uma fase do Circuito Popular de Corrida de Rua e Caminhada da Família agitou a cidade

 

Aconteceu neste domingo (12), mais uma fase do Circuito Popular de Corrida de Rua da Cidade de São Paulo e Caminhada da Família, - etapa Butantã/ Lapa/Pinheiros. Cerca de 4 mil pessoas participaram do evento, superando desafios e buscando maior qualidade de vida.
A corrida com um percurso de 5 km teve sua largada e chegada na Av. Escola Politécnica, portão 2 da USP, assim como a caminhada da família, de 2,5 km. Entre os participantes, foi possível observar a presença de atletas experientes, iniciantes e amadores. O mais importante não era competir, e sim se divertir com amigos e familiares num esporte inclusivo.

Os vencedores da corrida

O primeiro colocado do gênero masculino foi o gari e atleta Marcos Francisco, 35, que completou a prova aos 14 minutos. A aproximação do esporte em sua vida veio de um jeito curioso. Marcos sonhava em trabalhar com a coleta de lixo, e para isso, começou a treinar todos os dias com o intuito de alcançar seu objetivo.
Todo esforço foi válido e permitiu ao corredor um emprego na coleta. Por conta dos treinos realizados anteriormente, Marcos se apresentava como um dos garis mais rápidos de sua equipe. Desta forma, chamou atenção e foi convidado para participar de corridas.
A primeira prova que o gari participou, há 14 anos, garantiu-lhe o terceiro lugar no pódio. Desde então, nunca mais abandonou o esporte. Seus treinos são feitos com ajuda do educador físico Adão Mariano, 48, responsável pelo trabalho voluntário com o grupo AMRUN, a qual Marcos participa.
O vencedor do Circuito Popular de Corrida de Rua ainda possui um sonho não realizado: “viver apenas do esporte, e assim, conseguir manter a mim e minha família”, afirma.
Os cinco primeiros colocados, além de Marcos Francisco, foram: Michael dos Anjos, em segundo lugar; Antônio Isaias Ferreira, em terceiro; Evair Lima em quarto e Renato Nanico em quinto


Já na categoria feminina, o prêmio ficou com a comerciante Rosangela Carlos, 41, de Osasco, que completou a prova aos 21 minutos. Seu envolvimento com esporte se deu pela busca de saúde e qualidade de vida. “Treino há três anos um percurso de 5 a 10 km, fico feliz com o resultado de primeira colocação”, relata.
Entre as cinco vencedoras ficaram: Luana Patrícia Dias, em segundo lugar; Maria Marlucia, em terceiro; Mônica Luana em quarto e Jéssica Vital em quinto.

A caminhada

A caminhada é um evento carismático, que envolve toda a família em busca de saúde e bem estar. O dia das Crianças foi uma ótima oportunidade de levar os pequenos para prática de atividade física, acompanhados pelos avôs, pais, irmãos e amigos.
Todos os participantes do percurso de 2,5 km são considerados vencedores. Desta forma, não houve nenhuma premiação específica aos primeiros colocados. A Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação incentiva esta modalidade, por ver no esporte uma forma de inclusão e melhoria de vida.


Texto: Ludmilla Florencio- ljflorencio@prefeitura.sp.gov.br
Imagem: Francisco Pinheiro- fbp@prefeitura.sp.gov.br
Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing