Pequeninos do Jockey e Independência são os primeiros campeões da Taça Cidade de São Paulo de Futebol Masculino

Maioria dos atletas atuou no Pacaembu pela primeira vez

Em duas horas, dois campeões. A primeira rodada de finais da Taça Cidade de São Paulo de Futebol Masculino consagrou os vencedores de duas categorias. A equipe pré-mirim do Pequeninos do Jockey ganhou do Independente por 1 a 0. Na disputa do título juvenil, o Independência superou o Muvuca por 2 a 1. As partidas foram disputadas no Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), na manhã do último sábado (01). O campeonato foi disputado pela 26ª vez na capital paulista.

Jogadas e incentivos

“O verdadeiro campeão é aquele que acredita na vitória e sempre luta com garra e determinação. Parabéns ao Independente e ao professor Zé Luís”. Com este cartaz, a torcida da equipe de Mauá saudava o time no Pacaembu. Do lado do Pequeninos do Jockey, não havia mensagens escritas, mas bexigas vermelhas e uma bandeira caracterizavam a torcida da equipe da zona oeste de São Paulo. Nas duas arquibancadas, não faltou impaciência, alegria, apreensão, exaltação e desespero.

Nos primeiros 30 minutos, a posse de bola e a forte marcação do time de Mauá foram predominantes. Do outro lado, o “Pequeninos do Jockey” atacava, mas não criava oportunidades perigosas de gol. O Independente voltou mais acelerado no segundo tempo, mas as jogadas mais ofensivas também davam espaço aos contra-ataques dos Pequeninos do Jockey.

A primeira arrancada do ataque do Jockey não deu certo. Na segunda tentativa, aos 11 minutos, Caíque Trindade Santos balançou as redes do time de Mauá. A reação da torcida de Mauá foi imediata. O apoio funcionou: pouco tempo depois, o Independente quase marcou um gol. Quando o último lateral seria cobrado, a árbitra Regildenia de Holanda apitou o final da partida.

Técnico do Pequeninos do Jockey, Guga Lheches destacou que o trabalho realizado com o time campeão foi iniciado em janeiro de 2013: “Essa molecada conseguiu honrar a tradição do Pequeninos. Foram sete jogos duríssimos. Acho que merecíamos ser campeões”, afirma Lheches. Para chegar ao título, a equipe Sub-10 somou seis vitórias e um empate.

“Foi um jogo legal, bem disputado. Para os meninos que estão começando agora, é algo especial. Nossa equipe veio em uma constante. No contra-ataque, eles (do Pequeninos do Jockey) tiveram a felicidade de fazer um gol. Nós só temos que parabenizá-los e agradecer pelo apoio dado para chegarmos até aqui”, avalia José Luís Mota, técnico da equipe mauaense que foi homenageado pela torcida.

Anseios, chutões e equilíbrios

Assim como a primeira partida, a final da categoria juvenil também começou equilibrada. O Muvuca, zona leste de São Paulo, defendia o bicampeonato na competição. O Independência, da cidade de Embu das Artes, região metropolitana de SP, ambicionava a conquista do título em pleno Pacaembu. Os chutões dos jogadores das duas equipes revelavam a ansiedade dos times pelo primeiro gol. Com mais calma, o atacante Matheus Silva Sacramento marcou o primeiro gol do Independência aos 20 minutos. No final do primeiro tempo, a equipe de Embu das Artes quase marcou o segundo gol e levantou a torcida.

Se a primeira etapa terminou com o entusiasmo dos torcedores do Independência, o segundo tempo começou com o apoio da torcida do Muvuca. A equipe de Itaquera tentou marcar um gol logo nos primeiros momentos do jogo. Aos 9 minutos, a oportunidade de empate veio com um pênalti, cobrado por Kevin Gomes da Silva. Três minutos depois, Matheus marcou o segundo gol do time de Embu das Artes. Com um novo equilíbrio em campo, o jogo terminou em 2 a 1.

“O bom desse time é a união. Ele já vem ‘inteiro’ há três ou quatro anos. Ou somos vice-campeões, ou ficamos no primeiro lugar. Eles estão de parabéns pela qualidade e pela humildade que eles têm com a gente e com todo mundo que está ao redor do Muvuca”, sintetiza o técnico Muniz Leucovitch. O treinador e o presidente da Associação, José Alberto Salgado, também lembraram que quatro atletas do time vice-campeão atuam no São Caetano F.C.

Técnico do Independência, Nilson de Moraes elogiou a organização da Taça: “O jogo foi ótimo, tanto em fundamento como em posicionamento. O time jogou bem. Para eles, hoje, é nota 10. Jogaram, honraram a camisa e representaram nossa cidade, Embu das Artes”, afirma.

“É um sonho jogar aqui”

Desejo, orgulho, felicidade, sonho. Os garotos usaram esses e outros adjetivos para descrever as partidas no Pacaembu. Para a maioria, o sábado marcou a estreia no Paulo Machado de Carvalho. Em todos os casos, os atletas querem voltar mais vezes. Sorrindo, Caíque Trindade dos Santos destacou o gol e o título da equipe. “Espero entrar em um clube”, declarou o autor do gol da vitória do Pequeninos do Jockey. Em seguida, o atacante assumiu que quer jogar no Santos.

A estreia no Pacaembu não poderia ter sido melhor para Matheus Silva Sacramento. Depois de marcar dois gols e comemorar o título do Independência, o atacante resumiu a manhã no estádio: “É um sonho jogar aqui. O primeiro sonho foi jogar no Pacaembu. A segunda emoção foi jogar a final. A terceira foi ser campeão, fazendo os gols nessa vitória maravilhosa”.

Para Kevin Gomes da Silva, o gramado do Paulo Machado de Carvalho já não é uma novidade. Além de atuar no juvenil do Muvuca, Kevin também joga no Nacional Futebol Clube. A gratidão por chegar à final pelo segundo ano consecutivo impulsiona os sonhos do jogador: “Foi complicado chegar até aqui, mas conseguimos. De certa forma, realizamos o sonho de cada um na equipe. Não saímos com a vitória, mas foi legal”, pondera. Fã de Neymar e Ronaldinho Gaúcho, Kevin também sonha em atuar pelo time da Vila Belmiro.

Últimas decisões

As finais das categorias mirim e infantil acontecem no próximo sábado (08) e também serão disputadas no Pacaembu. A partir das 8h, Guarulhos e Capão F.C. decidem o título da categoria Sub-12. Em seguida, Embuense e “Vamo q Vamo de São Miguel” disputam o primeiro lugar no Sub-14 a partir das 9h.

 

Texto:
Juliana Salles – jsalles@prefeitura.sp.gov.br

Fotos:
Paulo Dias – psdias@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!