Copa da Paz é destaque na Zona Norte

Realizado no último sábado, o evento tem a premissa de quebrar tabus, vencer o preconceito e fugir da formalidade

Ao som de “We are The World”, times se apresentaram para este evento incomum, que teve o protocolo invertido, com a premiação na abertura. Logo no início, antes de começarem os jogos, cada atleta ganhou uma medalha. O representante de cada equipe recebeu um troféu, premiando a paz, pois nesse torneio, todos são vitoriosos.

Com iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação e apoio do Instituto Esporte e Vida, contou com a presença de Douglas D’Andrea, do vereador Jean Madeira; e do diretor do CE Thomaz Mazzoni, Lucio Grosso. Como um dos idealizadores do projeto, Madeira vê no esporte uma ferramenta de inclusão social, incentivo à cultura de paz e destaca a originalidade da ação, em promover a igualdade: “Pela primeira vez vemos um evento como esse, em que mundos diferentes se encontram”. Vale ressaltar que todos no estádio usavam a camiseta da paz.

Emanuel, de apenas três anos, não fugiu da raia e também acompanhava atentamente ao evento, com direito a camiseta e medalha. O pequeno morador do bairro não largava a sua bola, nem mesmo na hora de fazer a foto. Ele estava na expectativa de assistir aos jogos.
Diferentes nacionalidades, religiões e cores se misturam. Para Juan Gutierrez, responsável legal da comunidade boliviana, mais que promover a integração, a paz é fundamental. Ele declara: “Viva La paz!”

Enquanto o jogo rolava na quadra, nas arquibancadas, meninos inquietos com suas bolas não viam a hora de entrar em campo. Fabio Braga e Rafael Santana, ambos de 14 anos, treinam há três anos no complexo. Quando perguntados sobre a importância do evento, têm a resposta na ponta da língua: “É bom porque o campeonato é um preparo” diz Fabio. Rafael completa: “Torneios são divertidos, conhecemos pessoas diferentes”.

Resultados

Foram realizados 12 jogos de futsal, em estilo festival.
Equipe de Bolivianos 6 x 4 Casa de Recuperação de Cabreúva
Muçulmanos 5 x 5 Judeus
Brancos 7 x 9 Negros
Judeus 4 x 5 GREEC (Jundiaí)
Skatistas 0 x 0 Skinheads
EF amigos da Juventude 2 x 0 Amigos da Vila Maria.
CE Vila Maria 1 x 2 Equipe Cracolandia.
CE Vila Maria 3 x 5 CE Bons Bola - Sub 09
CE Vila Maria 2 x 6 CE Bons Bola - Sub 11
CE Vila Maria 5 x 7 CE Bons Bola - Sub 13
CE Vila Maria 0 x 3 CE Bons Bola - Sub 15
CE Vila Maria 0 x 1 CE Bons Bola - Sub 17

Texto: Stephanie Frasson – sbffranco@prefeitura.sp.gov.br

Imagem: Paulo Dias - psdias@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!