Festival de Capoeira marca o dia da Consciência Negra

No Centro Esportivo do Tietê o esporte será o meio de homenagem à data

 

O dia 20 de novembro é muito importante para a cultura brasileira. A data em questão vai além de qualquer feriado. Ela faz referência à morte de Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares- figura forte dentro do movimento negro, como representante da luta e resistência à escravidão.

Em homenagem, acontecerá no CE Tietê o Temático de Artes Marciais, voltado à capoeira. Com abertura prevista para as 10h e término para as 14h, do dia 20, o evento organizado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação em parceria com a FEPLAM- Federação de Lutas e Artes Marciais - promoverá atividades diversas.

Entre elas estão: Apresentação de maculelê, samba de roda, puxada de rede e crianças deficientes mostrando sua habilidade na capoeira. Haverá “aulão” com alunos e convidados, e uma roda de capoeira com tambor de crioula. O Centro Esportivo está preparado para receber entre 400 a 500 pessoas.

A capoeira

Toda arte marcial se caracteriza como modalidade física e mental, de diferentes instâncias, que cria em seus participantes a possibilidade de se defender utilizando de várias técnicas. Dessa forma, a capoeira se encaixa nesse perfil somando a arte, música, cultura popular e esporte à arte marcial.

Seu nascimento foi no Brasil, na era colonial. Os negros trazidos da África, escravizados em nossas terras, viram a necessidade de se defenderem dos abusos dos feitos pelos colonizadores. Para isso, como forma de se livrar dos castigos realizados pelos senhores de engenho, os escravos fizeram a junção entre o ritmo africano de sua cultura com a luta.

A capoeira é uma arte marcial que se assemelha à dança. Os movimentos realizados nos terreiros próximos às senzalas caracterizavam uma forma de afirmação da cultura, de arte, saúde física e mental- como alívio de stress.

Praticar capoeira já foi visto como crime no Brasil. Até a terceira década de 1900, os capoeiristas eram presos, pois, a sociedade os via como incentivadores de um esporte violento e subversivo. Apenas após a apresentação de Bimba- um grande capoeirista- a Getúlio Vargas, ex-presidente brasileiro, a arte marcial conseguiu seu espaço ao sol.

Em São Paulo, no ano de 2004, a então prefeita, Marta Suplicy, revogou a Lei nº 13.774 que dispõe sobre a instituição da Semana da Capoeira, realizada anualmente de 14 a 20 de novembro. Nesse período acontecem diversas atividades que exaltam uma parte da nossa cultura.

O Dia da Consciência Negra

Celebrado em 20 de novembro, o dia da Consciência Negra, tem muita importância para a nossa história brasileira. A data remete à morte do líder do Quilombo dos Palmares: O Zumbi, que fora assassinado em 1965, por bandeirantes.

A figura de Zumbi é representativa dentro do movimento negro. Afinal, foi ele o grande responsável pela luta e resistência à escravidão no Brasil. Líder do espaço,onde escravos fugitivos se abrigavam, ganhou notoriedade e em um congresso de 1978. O Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial elegeram o mesmo como símbolo para suas reivindicações.

Mais informações:
Festival de Capoeira
Local: Centro Esportivo Tietê
Endereço: Av. Santos Dummont, 843
Horário: Das 10h às 14h
Data: 20 de novembro
 

Texto: Ludmilla Florencio- ljflorencio@prefeitura.sp.gov.br
Imagem: Arquivo/SEME
Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!