Temático de Artes Marciais promove evento na Vila Guarani

Judô e Jiu-Jitsu são o foco principal do evento

Não haveria lugar melhor para um tipo de evento como esse. O Clube Escola Ryuso Ogawa, carrega o nome do maior difusor do judô no nosso país. Ryuso Ogawa chegou ao Brasil com 53 anos, acompanhado da mulher e do único filho, na cidade de Registro, interior de São Paulo. Sem experiência na agricultura (modo como os japoneses sobreviviam aqui), passou a dar aulas de judô para Japoneses. Mas foi em 1938, com sua vinda para São Paulo, que os brasileiros foram de fato apresentados ao esporte. Ryuso Ogawa criou a Academia Hombu Budokan, no bairro da Liberdade, hoje situada no bairro do Jabaquara, na zona sul. Acompanhado de seu filho Matsuo, os ensinamentos passados por Ryuso – morto em 1974 - definitivamente contribuíram para que o judô fosse implantado de vez na cidade de São Paulo, e consequentemente no Brasil.

E é defendendo o legado de mestres como Ryuso Ogawa, que crianças se encontrarão no próximo sábado, dia 13 de dezembro, no Centro Esportivo da Vila Guarani, para mais um evento do programa Temático de Artes Marciais, que é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME).

O evento consiste em uma espécie de “formatura” na qual as crianças mais bem preparadas irão trocar suas faixas, ou receber a primeira, entrando de cabeça no mundo do judô e do jiu-jitsu. Medalhas de participação também serão distribuídas aos pequenos competidores. Estima-se que crianças de aproximadamente 25 clubes municipais irão comparecer ao evento, levadas por 22 ônibus até o CE da Vila Guarani. A cerimônia está prevista para começar às 9h00.

Texto: Leandro Olovics – laoalves@prefeitura.sp.gov.br

Foto: Divulgação/SEME

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!