Primeira rodada da Copinha chega ao fim nesta segunda-feira

São Paulo é sede de dois grupos da competição

 A Copa São Paulo de Futebol Júnior, principal competição do Brasil voltada à categoria, teve início no último sábado e mais de 80 times já entraram em campo neste final de semana. Nesta segunda-feira, com os jogos restantes de outros três grupos, chegará ao fim a primeira rodada do torneio.

Colaborando com a realização da 46ª edição da Copinha, a Secretária Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME) é responsável por gerenciar os jogos dos Grupos X e Z, que tem a cidade de São Paulo como sede, além colaborar de forma direta com cinco dos oito clubes (Botafogo-PB, Goiás, Rio Claro, Tarumã-AM e Figueirense), dando apoio estrutural e logístico, como disponibilização de transporte, hospedagem e locais de treinamento.

Grupo X

A abertura dos dois grupos foi no domingo. No Estádio Comendador de Souza, o anfitrião Nacional não tirou vantagem por jogar em casa e ficou no empate com o Botafogo-PB. A equipe paulista, reconhecida pelos seus bons resultados no futebol de base e bicampeã da Copinha, sofreu um gol no primeiro tempo, mas descontou aos 35 minutos da segunda etapa para deixar tudo igual. Disputando a competição desde 1997, o time paraibano luta para passar da fase de grupos pela primeira vez.

Na sequência, o duelo entre Goiás e Rio Claro também não teve um vencedor. Desta vez, no entanto, a partida não teve gols. Com os resultados, as quatro equipes do Grupo X estão com um ponto na tabela de classificação.

Os clubes voltam a jogar na próxima quarta-feira. No mesmo local, o Nacional enfrentará o Rio Claro, às 14 horas. Pouco tempo depois, às 16 horas, o Botafogo-PB entra em campo para medir forças contra o Goiás.

Grupo Z

Ao contrário do Grupo X, o Grupo Z teve duas vitórias. No Estádio Conde Rodolfo Crespi, o tradicional Estádio da Rua Javari, o Tarumã-AM quase foi o responsável por uma zebra, mas acabou derrotado por 1 a 0 pelo dono da casa, o Juventus.

A vitória do time grená, no entanto, não foi fácil. O gol só veio aos 35 minutos do segundo tempo. Mesmo depois de balançar as redes, a equipe ainda passou sufoco, já que teve um jogador expulso e foi obrigada a resistir contra as investidas do adversário.

No jogo seguinte, o Figueirense, campeão da competição em 2008, venceu por 2 a 1 o duelo equilibrado contra o Rio Claro. Depois de abrir o placar, o Alvinegro sofreu o empate ainda na primeira etapa, porém se recuperou no intervalo para marcar o segundo e garantir o triunfo. Figueirense e Juventus somam três pontos, mas o time de Santa Catarina ocupa a liderança por ter marcado um gol a mais.

A segunda rodada do grupo será realizada na quarta-feira. O primeiro duelo será às 14 horas, com o Juventus enfrentando o Santo André. Já a partida seguinte será entre o líder Figueirense e o amazonense Tarumã, às 16h.

Texto: Lucas Mariano - lucasmariano@prefeitura.gov.br
Imagem: Paulo Gervino - pantar@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!