Melhor idade aproveita a praia na capital

Em meio a amigos e família os idosos se deliciam nas atividades do “Tirando Onda”

Dia de sol. Praia na capital. Ficar em casa? Lógico que não! Ir ao Centro Esportivo Tietê, aproveitar mais um dia de “Tirando Onda”, é uma das alternativas do verão, pois, traz aos paulistanos um pedaço da praia para a cidade grande. Desta vez, quem curtiu essa atração foram os idosos de Santo Amaro, do grupo Alicerce de Saúde e Vida.

Em meio a um piquenique, feito em um dos gramados do Centro Esportivo Tietê, ouvindo uma boa música, a galera da terceira idade aproveitou em grupo, com os amigos e com a família essa tarde de sexta-feira (9).

Coordenados por Cleuza Carvalho, 62, os idosos do grupo Alicerce possuem diversas atividades para movimentar o corpo e a mente. Apesar de sua idade ser inferior dos que fazem parte do projeto, Cleuza conta que os vê como filhos e eles o tratam como mãe. O resultado desse carinho dado e recebido é perceptível para quem acompanha. Além disso, é remédio certeiro para um dos maiores males do século: a depressão.

 

Entre amigos toda a timidez é deixada de lado, dessa forma, é possível rir, cantar e dançar de forma desinibida, aproveitando a brisa e todo espaço. Uma das senhoras sorridentes, presentes no local, foi dona Tereza de Carlos, 79. Para ela, o único defeito do Tirando Onda é não ter sido instaurado antes.

Aproveitando o dia com o grupo da zona sul, Tereza relata que tem uma vida agitada com esporte e lazer, mesmo na terceira idade. “O que vier na rede, a gente cai no peixe”, conta a aposentada sobre a importância desses programas para uma vida melhor. Além disso, diz que não quer ser vista como “atrasada” pelos netos. “Quero estar junto com eles nas ocupações! A gente tem que ir para frente e não ficar atrás”, afirma.

As atividades monitoradas e disponibilizadas para os munícipes também foram adaptadas para que os “vovôs” aproveitassem, com todos os cuidados, o espaço do Tirando Onda. “Os idosos ouvem muito mais do que os jovens e as crianças. Eles fazem parte de uma turma muito divertida, que interage conosco em todas as atividades”, conta uma das organizadoras.

“Os idosos da Secretaria de Esporte são diferenciados, pois, vivenciam ao decorrer do seu ano, atividades físicas, esportivas e de lazer. O Tirando Onda é mais um espaço para eles se apropriarem. A secretaria olha para frente, sem se esquecer do passado, direcionando-se para a terceira idade. Hoje o pessoal está aqui jogando câmbio, beach soccer com uma bola mais leve, andando no slackline, atividades que jovens fazem, mas eles podem fazer também”, relata Dineia Cardoso- Supervisora de Lazer da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação.

O Tirando Onda é uma proposta da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da cidade de São Paulo, que tem como intuito trazer à “cidade cinza” a praia que lhe falta, entre os dias 28 de dezembro e 25 de janeiro. Localizado no Centro Esportivo Tietê, a dez minutos da estação Armênia do metrô, as atividades de lazer e descanso funcionam todos os dias das 10h às 19h, com monitores e equipamentos para toda família.

Texto e imagens: Ludmilla Florencio- ljflorencio@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing