Ginga do futebol brasileiro vira exposição e ateliê em São Paulo

Parque das Bicicletas abriga esculturas sobre futebol e oferece cursos para quem gosta de misturá-lo com arte e cultura


Gabriel Pernambuco

Como será a atuação dos comandados do técnico Dunga na África do Sul é o tema de qualquer conversa no Brasil. Tostão, em sua coluna da Folha SP, constata a pouca quantidade de dribles que a seleção aplica durante um jogo. As críticas aparecem graças à fuga do tradicional estilo de jogo da seleção, baseado na habilidade, imprevisibilidade e criatividade representada fielmente pelo drible, por Pelé e por Garrincha. A mística do nosso futebol deixando saudades.

Já que dificilmente veremos alguma magia em campo nessa Copa, que tal acompanharmos essa identidade perdida de maneira um pouco mais erudita? “Ginga Canonizada: deuses e semi-deuses do futebol brasileiro” explora a mistura do futebol com a arte. São obras que reencontram nossas raízes mestiças e expõe a linguagem corporal de nossos craques, nos campos ou nas ruas, em nossas “peladas” ou “rachões”, retrato suingado do nosso futebol-arte.

As obras são do escultor brasileiro João Monteiro, diplomado pelas Faculdade de Belas Artes de Paris, e ficaram expostas como Monumento Oficial durante a Copa da França, em 1998. Agora fazem parte do acervo da Prefeitura e ficam expostas permanentemente no Parque das Bicicletas, em Moema.

Todos os finais de semana, até o final da Copa do Mundo, João Monteiro ministrará ateliê gratuito de desenho e pintura clássicos, baseados nessa linguagem gestual que define uma maneira de sentir e ser do brasileiro. Trata-se de uma iniciativa gratuita da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, que fornece todo o material do curso. “Futebol é um ícone da nossa identidade cultural. Temos que assumir isso e legitimar essa identidade através da arte é manter viva a cultura do nosso povo” afirma o escultor. Para participar das oficinas de João Monteiro, basta comparecer ao Parque das Bicicletas aos sábados e domingos, das 10h00 às 13h00.