Atletas do Centro Esportivo Santana se destacaram nos tatames

Dois lutadores foram homenageados no último sábado, dia 21 de março

Nesse sábado (21), os atletas Dejanilson Moura e Raquel Oliveira receberam uma homenagem do Centro Esportivo Santana devido à participação dos atletas no Campeonato Mundial de Muay Thai, na Tailândia. A disputa aconteceu em Bangkok, entre os dias 7 e 16 de março, e reuniu cerca de 600 atletas de vários países.

A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação homenageou os atletas brasileiros através do Chefe de Gabinete, Miguel Del Busso, que parabenizou os lutadores pela grande conquista mundial. Raquel, de 21 anos, sagrou-se campeã por decisão unânime dos jurados na categoria feminina e Dejanilson, de apenas 18 anos, lutou em várias categorias diferentes e conquistou medalhas de bronze e prata. Porém na categoria Proem – categoria Profissional - foi derrotado por pontos. O lutador de Boxe, Chiquinho, também prestigiou aos alunos junto com o Coordenador do CE Santana, Marlon Jefferson, e os mestres do clube.

Os atletas contaram que o apoio da família é muito importante no esporte. O apoio da Associação dos Investigadores de Polícia do Estado de São Paulo (AIPESP) foi essencial para viagem dos jovens que relatam a experiência como momento único e oportuno para a carreira. “Muay Thai é filosofia” disse o lutador e professor, Dejanilson, que sonha, assim como a Raquel, a estudar Educação Física para aperfeiçoar os conhecimentos e ter um diploma em mãos.

As lutas tiveram duração de três rounds, sendo 3 minutos por 1 de descanso. Nesse momento, “O maior adversário é você mesmo” ressalta Raquel. De acordo com o mestre Miaguy, o psicológico do atleta precisa funcionar habilidosamente, pois 75% da luta está no comando do cérebro. “Fiquei orgulhoso de ver meus atletas participaram de um campeonato de grande porte e auxiliei-os em todos os treinos” comenta o mestre.

Lutar contra lutadores de diferentes nacionalidades ensinou os atletas a abrirem a mente e acreditarem em seu potencial. “Seu maior golpe é você mesmo” ressalta Raquel.

Quer começar?

O CE Santana ministra aulas de Contato, três dias na semana, com horários alternativos. A aula está designada a condicionar os atletas em todas as modalidades da arte marcial. Por meio de treinos físicos, técnicos e flexíveis os alunos se adequam para participar e competir de determinadas categorias.

Texto e imagem: Tatiane Fornari Nelli - tfnelli@prefeitura.sp.gov.br
Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!