“Câmera escura” é tema de oficina de fotografia realizada no CE Raul Tabajara

Oficinas são realizadas na primeira quarta-feira de cada mês

 

A “câmera escura” foi o foco da oficina de fotografia realizada no Centro Esportivo Raul Tabajara, na Barra Funda, nesta última quarta-feira, dia 1 de abril. Com o intuito de mostrar a importância da câmera para a fotografia, o projeto fez com que os participantes conhecessem mais sobre o processo de captura de imagens e ainda ensinou os passos para que cada um pudesse fazer sua própria “câmera escura”.

Apesar de ser mais voltada ao público infantil, a atividade serve para todas as idades, o que ficou evidente nesta quarta-feira. Seguindo as orientações de Vanessa Stropp, idealizadora do projeto, Lucas, de 11 anos, e Patrícia, de 33, trabalharam juntos para montarem suas próprias câmeras.

Na ação, além da construção, também foi ressaltada a importância da câmera escura, uma das primeiras descobertas que ajudou a fazer com que a fotografia ficasse da forma como a conhecemos atualmente.

Com a cabeça dentro da câmera (construída com caixas de papelão), Lucas foi ao jardim do CE Raul Tabajara e pôde ver na prática como ela funciona, o que o deixou ainda mais motivado para construir seu próprio objeto.

Sem dificuldades com papel, tesoura, cola e fita adesiva, o “melhor artista da sala” – como o próprio garoto destacou durante a atividade – não encontrou dificuldades e em alguns minutos conseguiu testar sua própria invenção.

Tanto Lucas como Patrícia esperam voltar à próxima oficina de fotografia do CE Raul Tabajara, que está prevista para acontecer no dia 6 de maio e terá como tema o autorretrato. As oficinas acontecem sempre na primeira quarta-feira de cada mês e são abertas a todos os interessados.

 

 

 

 

 

 

 

Texto e fotos: Lucas Mariano- lucasmariano@prefeitura.sp.gov.br
Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!