Entre a delicadeza e a força: quinta etapa do Circuito Popular de Corridas de Rua

Cidade Tiradentes faz cerca de duas mil pessoas se movimentarem no domingo (19)

"[...]Como um dia de domingo... Faz de conta que ainda é cedo [...]”. Faz de conta? Desculpe-me grandioso Tim Maia, mas era cedo mesmo. Mas, mesmo assim, cerca de duas mil pessoas se dirigiram ao Parque Vila do Rodeio, em Tiradentes, para a quinta etapa do Circuito Popular de Corridas de Rua e Caminhada da Família.

Às sete da manhã, a buzina entoou para que os atletas da categoria feminina e masculina batalhassem pelos 5 km em menor tempo. Entre muitos sacrifícios e suor, os cinco melhores de cada etapa foram premiados com troféus- e todos participantes com medalhas. Logo após, a partir das 7h50, toda família pode fazer o percurso em uma caminhada tranquila e revigorante.

Das sapatilhas de ponta ao topo do pódio

A educadora física e professora de ballet, Ermínia de Souza Dias, 32, consagrou-se campeã na categoria feminina- além de conseguir seu primeiro troféu no circuito. Moradora da Cidade Tiradentes, a atleta se divide entre a cidade de Guarulhos, onde realiza seus treinos e trabalhos de dança para crianças a partir de três anos.

“Esporte é vida. Esporte muda a vida de qualquer pessoa”. Para atleta uma das formas de transformações da vida humana é por meio da atividade física. Se houvesse mais investimento nessa área a violência seria erradicada da vida das crianças, conta.

A sensação de excelência é um dos sentimentos que o corpo registra ao ultrapassar em primeiro lugar, mesmo sem o planejamento anterior. Ermínia conta que não tinha pretensão de ganhar essa etapa, mas as surpresas da vida também atingem o esporte. Assim, o que era treino se transformou em prêmio que será lembrado por toda vida. Como sua pose de bailarina no topo do pódio, reverenciando sua comemoração, no local em que passou a maior parte de sua vida.

É mais que futebol

Do militarismo ao esporte, a categoria masculina foi representada por Oséias do Santos, 35. Desde os 19 anos, o atleta das Forças Armadas e professor de educação física se divide entre a rotina de treino e as atividades do dia-a-dia.

Todo o esforço feito nesse tempo de esporte gerará ao atleta sua primeira corrida internacional, em Lima, no Peru. Tranquilo e confiante, Oséias afirma que essa experiência tem tudo para dar certo. Assim como tem feito desde 2003: de 20 corridas feitas por ano, são aproximadamente 16 pódios- uma média alta.

O segredo para se envolver no esporte e se tornar um grande exemplo? Disciplina para se alimentar, treinar e dormir no horário e pessoas que possam compartilhar sabedoria e grandes histórias. Requisitos que herdou dos 17 anos no Exército e que são passados a diante. “Coisas que não tive quando criança, mas que passo aos meus alunos. Mostrar que esporte é mais que o futebol, tem o atletismo também”, afirma.

Os vitoriosos dessa etapa


Depois de Ermínia conquistar o primeiro lugar no pódio na categoria feminina, foi a vez das outras quatro atletas receberem seus troféus pelas ordens de chegada. Rosana de Oliveira Balbino ocupou o 2º lugar, logo atrás, Edinalva da Silva Nunes, em 3º. Andreia Fernandes alcançou a 4ª posição e, por fim, a 5ª ficou com Carmelita Maria da Silva.

Na categoria masculina, atrás de Oséias dos Santos, que conseguiu o 1º lugar, esteve Carlos Sérgio Campioti, ocupando a 2ª posição. Representando a 3ª subiu ao pódio José Carlos dos Santos, depois foi a vez de Cristovão Fernandes receber o troféu pelo 4º lugar.

Texto: Ludmilla Florencio- ljflorencio@prefeitura.sp.gov.br
             Raphaela Dias - rdbatista@prefeitura.sp.gov.br

Fotos: Paulo Dias - psdias@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!