COTP recebe o lançamento da Taça Mais Verde

Iniciativa promove ações ambientais na Taça Cidade São Paulo de Futebol


Texto: Jenifer Carpani
Fotos: Paulo Dias 

Hoje (30), às 9h30, o Auditório do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) recebeu o lançamento das ações ambientais da Taça Cidade de São Paulo de Futebol, representada esse ano pela "Taça Mais Verde". Estiveram presentes técnicos e diretores da zona oeste e norte que coordenam as equipes que participam da competição para que possam passar as informações aos jogadores.

A Taça Mais Verde tem o objetivo de melhorar a qualidade ambiental da cidade a partir de realizações dos atletas. Todas as categorias vão se juntar para praticar as ações ambientais que vão desde coleta de óleo e reciclagem até visita à parques da capital, passando pelo plantio de árvores e grama nos campos onde as disputas acontecerão. Cada uma dessas práticas correspondem a uma pontuação, que vai de 10 a 100 pontos. No final da disputa, a equipe que fizer mais pontos recebe premiações como visitas monitoradas ao Museu do Futebol, Parque Ecológico, Horto Florestal e Zoológico.

Professor Minoru, coordenador do projeto, atentou para o fato de que não podemos apenas nos preocupar com os bens materiais que as equipes terão caso vençam a competição. "Temos que ter o respeito de pensar, também, no bem coletivo que essas ações trarão", disse. Ele ainda apontou que as consequências de tais ações não serão imediatas. "Porém, em passo de formiga, podemos alcançar um bom resultado no futuro", argumentou. Já Adeliana Saes, engenheira agrônoma da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, acredita que a conscientização dos jovens participantes da competição é o principal prêmio. "O mais importante é a criança ter o contato com aquela árvore plantada, cuidar dela e, a partir daí, adquirir a consciência ambiental".

Através de uma parceria da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (SEME) com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, as crianças receberão as mudas para o plantio. Além disso, a Cooper Ativa será responsável pelo transporte das equipes e pela ação "Ônibus mais verde", na qual a cada deslocamento será plantada, no mínimo, uma árvore.

 

Os participantes poderão documentar as ações ambientais que estão fazendo através do e-mail, tacamaisverde@gmail.com, disponibilizado pela SEME. Assim, os atletas vão apresentar à organização do evento todas as iniciativas que fizeram para que, assim, seja feito o ranking das equipes. E até mesmo a premiação dos atletas será sustentável. Através de um trabalho desenvolvido pela ONG Poder Negro, que realiza trabalhos em vidro reciclado, as medalhas e os troféus da Taça Mais Verde serão feitas desse material.