O realizador de sonhos

Um voluntário, muita disposição e histórias pra contar


Olhos atentos. Sem nenhuma palavra, ele apenas observa, admira e se concentra. Ao chamar atenção, usa a ironia: ““Você está brincando? Pega ele logo!”. E não podia ser diferente. Gilberto Roque da Silva Pereira, o Giba, não é um técnico comum. Aliás, ele é conhecido justamente por suas brincadeiras irônicas. Frases do tipo: “ Toma esse colete aqui pra não passar frio” (ao distribuir os coletes de treino), são um exemplo de suas pérolas.

Seu jeito singular, destreza e competência não passam despercebidos: “Ele é um abnegado do esporte, gosta muito do que faz. É muito profissional, respeitado pela garotada. Todos gostam dele aqui”, revela Marcio Issa, coordenador do CE José Bonifácio, clube em que Gilberto atua como técnico há mais de seis anos (o projeto do time de futebol do JB existe desde 2006).

“Esses meninos são a realização de um sonho”, diz o treinador. Com uma serenidade única, ele trata cada garoto de um jeito todo especial. Gilberto não os vê como necessitados de sua ajuda, pelo contrário, o que desperta a curiosidade é a forma genial como os observa. Para ele, cada jogador que passa por suas orientações é um craque em potencial. Um sonho que pode ser realizado: “Meu intuito é prepará-los, para que possam sobressair”, acrescenta Giba.

Morador do José Bonifácio há mais de 30 anos, ele revela: “Queria que Itaquera tivesse mais oportunidades”. Para o treinador, é necessário ter mais campos de grama sintética na região, além do apoio ao esporte, já que os munícipes se destacam na prática esportiva: “Terrão condiciona, mas não qualifica. Na parte técnica, a qualificação poderia ser maior”, completa Gilberto.
 

Apesar de o dia nacional do voluntário ser somente em 28 de Agosto, a importância desses profissionais em nossa sociedade é destaque no dia a dia. Giba faz parte desse time, que acorda cedo, se dedica, compartilha o tempo que pode com centenas de garotos e tem um apenas um interesse: realizar sonhos. Quando perguntado sobre sua maior inspiração, ele revela: “Trabalhar com esporte e oferecer oportunidades a todas as pessoas”. E nem nas horas vagas ele descansa: “Faço do meu trabalho, meu hobby”, revela Gilberto. E se tivesse que escolher outra profissão, não deixaria de ajudar ao próximo: “Talvez fosse médico, pois gosto de sempre ajudar as pessoas”, completa.

Para os pupilos, Gilberto é exemplo, mas também é muito exigente: “Ele é um excelente técnico, chegamos na final por causa dele”, diz Pedro Malva. “Ele é legal, mas reclama muito. Mas tem razão, porque sempre reclama pelos motivos certos”, acrescenta Matheus Oliveira. Mikael Victor lembra: “Ele é um cara inteligente, mas que tem o pavio curto em certas ocasiões. Às vezes ele é muito estressado.” Kauan Sena fala da perseverança do treinador: “Ele pensa nas coisas até a gente conseguir fazer”.

E se engana quem pensa que Giba é apenas técnico. Na realidade, sua profissão é outra: Árbitro. Atualmente, trabalha na FEDEESP (Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo). Ele nos conta sua história de superação: “No ano de 2013, fui agredido em um jogo no Clube do Marília Atlético Clube. Mas no mesmo ano, Graças a Deus, fui convidado para trabalhar na FEDEESP”, acrescenta.

Coroado com o título da Série Ouro da Copa SP14, Giba se mostra contente com o resultado de seu trabalho: “A experiência foi boa, pois já trabalho com futebol desde 2000 e, graças a Deus, conseguimos ganhar o campeonato”.
 


FICHA TÉCNICA
Nome completo: Gilberto Roque da Silva Pereira
Data de nascimento: 06/09/1980
Mãe: Geni, Aposentada
Pai: Paulo Eduardo, Falecido em 1 de Maio de 2007
Quem ou o que é sua maior inspiração? Trabalhar com esporte e oferecer oportunidades a todas pessoas
O que gosta de fazer nas horas vagas? Faço do meu trabalho, meu hobby
Quem é seu ídolo? Como atleta esportivo, Ronaldo Fenômeno. Como árbitro, Horácio Marcelo Elizondo.
Para qual time torce? Torcia para o São Paulo
 

Texto e Fotos:
Stephanie Frasson – sbffranco@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!