Centro Olímpico oferece aulas de handebol

Aulas da modalidade são comandadas por destaque da seleção cubana de 80 e 90

 O cubano de quase dois metros de altura, voz de locutor e pinta de general, comanda os treinos de handebol feminino no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa – COTP, que acontece de segunda à sexta, das 14h às 18h.Considerado um dos craques da seleção cubana de handebol das décadas de 1980 e 1990, Daniel Roberto Suárez, 49, ressalta a importância do COTP na vida daqueles que querem se tornar atletas profissionais: “Aqui tem toda a estrutura para aquele que sonha em ser tornar um atleta”. Chamado por seus alunos de 'Cubano', o professor faz o estilo linha dura e afirma que a dedicação é tudo na vida de um esportista. “Tudo depende da dedicação de cada um, basta treinar e se dedicar”.

E um dos exemplos de dedicação que ele tem é da ex-aluna e mais nova companheira de trabalho, a professora Aline Andrade Barros, 21 anos, moradora do Capão Redondo, zona sul de São Paulo.
Ela treinou Handebol no Centro Olímpico de 2007 à 2011 e precisou abandonar os treinamentos para começar a estudar. Apaixonada por esporte, começou a cursar educação física na UniSantana e conseguiu um estágio para dar aulas de handebol junto ao seu ex-professor. ”Aqui é minha casa, aqui eu treinei e estou realizando meu sonho que é dar aula”, ressalta, demonstrando o carinho pelo COTP.

Com aproximadamente 120 alunos, as aulas foram divididas em quatro categorias: infantil, cadete, juvenil e especial. Além de toda estrutura dada aos atletas, cada turma tem o acompanhamento médico da fisioterapeuta Beatriz Peres, 26, funcionária do Centro Olímpico há três anos. “O trabalho da fisioterapia é para o aperfeiçoamento físico e evitar lesões, já que eles treinam todos os dias na semana”.

Goleira do time há mais de um ano, Izabella Costa de Souza, 14, afirma que o Centro Olímpico é o lugar ideal para as crianças que sonham em viver do esporte. “Gosto muito de vir aqui treinar, aprendo bastante” ressalta,“Além de aprender, estou buscando meu sonho que é ser jogadora de Handebol”.

 

Como fazer parte do time?

Para ser uma atleta de handebol do Centro Olímpico, basta ter nascido nos anos: 2000 à 2005, comparecer acompanhado dos pais e relatar o desejo de partipar da peneira com o professor cubano.

 

Texto & Foto: Willian Barbosa - wpsbarbosa@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!